Início > Bolsas de estudos na franca programa capes brafitec abre selecao
Data de Publicação 23/03/2017 - 15:31 Atualizado em 24/03/2017 - 13:08 1616 visualizações

Bolsas de estudos na França: programa Capes-Brafitec abre seleção

As inscrições podem ser realizadas até o dia 04 de abril e destinam-se aos graduandos da área de Engenharias

Por Emanuelle Tronco Bueno

Quer estudar no exterior? Se você é estudante dos cursos de graduação na especialidade de Engenharia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e possui algum conhecimento da língua francesa, já pode preparar sua candidatura. A modalidade Capes – Brafitec (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil France Ingénieur Technologie) abriu inscrições para bolsas de estudos de 12 meses na França. O período de estudos no exterior é de setembro de 2017 a junho de 2018, com possibilidade de prorrogação devido à realização de estágios.

Para participar da chamada de pré-seleção, o interessado deve encaminhar a documentação solicitada no Edital nº 107/2017 (digitalizada em formato PDF) para o endereço eletrônico daeinter@unipampa.edu.br, no período de 22 de março a 04 de abril de 2017. Além da versão digital, a documentação precisa ser entregue pessoalmente, por procurador ou por correspondência postada com Aviso de Recepção (AR) até 05 de abril, no seguinte endereço:

Unipampa – Reitoria

A/C: Diretoria de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais (Daeinter)

Endereço: Av. General Osório, nº 900

Bagé – RS – CEP: 96400-100

Conforme o edital, o envio da documentação no formato digitalizado é condição obrigatória para a participação na seleção. Da mesma forma, é indispensável a remessa dos documentos via correio – ou entregues pessoalmente – devido à necessidade de arquivo da documentação.

A seleção destina-se a alunos que estejam cursando, preferencialmente, o 5º, 6º, 7º ou 8º semestre nos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos e Engenharia Sanitária e Ambiental.

Os requisitos e documentos necessários para participar da Chamada de pré-seleção estão disponíveis no Edital nº 107/2017. Os alunos escolhidos pelo Comitê de Avaliação, sendo aprovados pela Capes e pela Instituição francesa que os acolherão, terão direito à bolsa mensal; auxílio instalação; seguro-saúde e passagem em classe econômica tarifa promocional. Os custos com visto e seguro-viagem são por conta do discente.

Nesta edição, o projeto de cooperação tem como temática: “Risco Ambiental na Engenharia - Ênfase ao treinamento na empresa”.

Conheça o Programa Capes-Brafitec

O Programa Capes-Brafitec tem como objetivo global fomentar parcerias institucionais nas especialidades de engenharia, estimulando o intercâmbio de alunos de graduação, assim como, estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive à equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

De acordo com o coordenador do projeto na Unipampa, professor Régis Sebben Paranhos, a Universidade teve sua primeira participação por meio de um projeto em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de São Paulo (USP), no período de 2010 a 2013. A participação seguinte da Unipampa compreende o período de 2015 a 2018 e envolve além da UFRGS, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Paranhos relata que neste ano serão oferecidas 3 vagas para discentes, na modalidade graduação-sanduíche. “Este ano, os estudantes deverão ter um conhecimento mínimo da língua francesa para realizar a candidatura”, conclui o professor.

Tags: Graduação