Início > Campus bage realiza o evento intrapibid
Data de Publicação 03/06/2019 - 11:28 Atualizado em 03/06/2019 - 11:29 1458 visualizações

Campus Bagé realiza o evento IntraPibid

Além de realizar a troca de experiências entre alunos participantes do Pibid, evento ainda contou com palestrante convidada

Com o objetivo de promover a reflexão e troca de experiências da iniciação à docência, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, realizou, no dia 22 de maio, o IntraPibid. O evento, que contou com a temática Ser pibidian@: Partilhando experiências e desafios da educação pública, ocorreu no período da manhã e tarde, com palestras e rodas de conversa entre os participantes.

A atividade contou com a presença de discentes que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) dos campi Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Jaguarão e Santana do Livramento, acompanhados de seus respectivos supervisores dos cursos de licenciatura. Antes da abertura do evento, o dia contou com uma atração musical realizada por discentes do Campus Bagé, seguindo com a palestra da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maria Xavier, com a temática Formação de Professores e Metodologias de Ensino.

Em sua fala, a professora enfatizou que “com o atual momento histórico mundial e brasileiro, com as novas legislações e teorizações, com as atuais diretrizes curriculares, com a proposta de educação integral e as políticas de inclusão, com as novas culturas e tecnologias e com as crianças e jovens que estão na instituição, há a necessidade de diálogo na escola contemporânea”.

Roda de conversa entre os pibidianos e os supervisores do Programa - Foto: Divulgação

No período da tarde, discentes participantes do Pibid da Unipampa compartilharam suas experiências através de relatos, além de apresentarem seus trabalhos produzidos. Ao final, participaram de uma roda de conversa com os supervisores do Programa Institucional da Unipampa.

Segundo coordenadora institucional do Pibid, Patrícia Moura, eventos como o IntraPibid são importantes por possibilitarem a interlocução e integração entre os bolsistas dos diferentes núcleos de iniciação à docência. “Eles puderam conhecer o trabalho desenvolvido por outros grupos, sua forma de organização, bem como conhecer os diferentes contextos de realização das práticas docentes nos diferentes municípios abrangidos pelo programa”, afirma a professora.

Sobre o papel do Pibid na vida acadêmica, Patrícia destaca a oportunidade de promover a experiência da docência desde o início do curso de graduação. “Em muitos cursos de licenciatura, o contato com a escola acaba sendo somente no final do curso, nos componentes curriculares do estágio. O Pibid possibilita este contato com a escola desde o início do curso”, enfatiza.

Mesa de abertura contou com a presença da pró-reitora adjunta de Graduação, Amélia Bastos - Foto: Divulgação
      Evento reuniu estudantes dos campi Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Caçapava do Sul e Jaguarão - Foto: Divulgação