Início > Campus bage recebe terceiro concerto da serie percussionistas
Data de Publicação 27/10/2017 - 17:45 Atualizado em 27/10/2017 - 17:45 1651 visualizações

Campus Bagé recebe terceiro concerto da Série Percussionistas

Por Sofia Viero Sorgetzt

Na próxima segunda-feira, 30, o Auditório do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebe, para o terceiro concerto da Série Percussionistas, o Grupo Atoque de Caixa, de Santa Maria, às 19h30.

Vinculada ao programa de extensão Pampa Percussivo, a Série Percussionistas traz apresentações musicais para o município de Bagé de forma permanente e gratuita durante o ano de 2017. Além das apresentações, são realizadas oficinas abertas à comunidade.

Sobre o Grupo Atoque de Caixa

Em julho de 2002, Márcio Kbecinha deu início ao Atoque, proposta que utiliza a música como elemento educador e se constitui atualmente como referência do Rio Grande do Sul no cenário nacional no ensino da percussão e seus diversos ritmos e instrumentos.

Por influências diretas e da formação acadêmica de seu coordenador, o Atoque mistura elementos de percussão erudita e popular,  mantendo essa cultura em ascensão em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Desde sua fundação, o projeto demonstra contínuo crescimento, apresentando seus grupos em diversas ocasiões como concertos didáticos, convenções empresariais, escolas, universidades, além dos eventos promovidos pelos próprios grupos.

A partir de 2013 o Atoque expandiu seu número de professores e cursos, onde hoje mais de 400 alunos são beneficiados com a música e integram os diversos cursos e oficinas. As Oficinas de Percussão Social são destaque nas ações da proposta, permitindo que crianças carentes tenham acesso à cultura, arte e entretenimento através de aulas gratuitas de percussão.

O Atoque tem como objetivo levar a música a um maior número de pessoas. Para isso, inúmeras parcerias com prefeituras, associações, grupos culturais e escolas constituem hoje uma rede de educação musical na região central do Rio Grande do Sul.

Informações Úteis:

3º Concerto da Série Percussionistas - Percussão em Projetos Sociais. Apresentação musical do Grupo Atoque de Caixa de Santa Maria, RS

Quando: 30/10 segunda-feira às 19h30.

Onde: Auditório do Campus Bagé (Av. Maria Anunciação Gomes de Godoy 1650).

MasterClass

Quando: 31/10 terça- feira das 9h às 12h.

Onde: Campus Bagé (sala 4111).

Oficina aberta à comunidade

Quando: 31/10 terça- feira das 14h às 16h.

Onde: Campus Bagé (sala 4113).