Início > Campus bage sedia workshop sobre modelos de governanca
Data de Publicação 22/05/2017 - 15:52 Atualizado em 22/05/2017 - 15:52 2561 visualizações

Campus Bagé sedia workshop sobre modelos de governança

Evento foi realizado pelo Sebrae em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unipampa
Por Franceli Couto Jorge

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou, entre os dias 8 e 12 de maio, o Workshop de Planejamento e Funcionamento da Governança para Estruturação do Observatório de Desenvolvimento. As temáticas foram debatidas, entre os dias 08 e 09 de maio, no Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A organização local do evento foi realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext). Nos dias 10, 11 e 12 de maio foram realizadas visitas técnicas nos municípios de Dom Pedrito, Candiota e Pelotas.

Os modelos de governança foram apresentados com base em experiências italianas. Na oportunidade, foram utilizados dois modelos: de uma agência de desenvolvimento da região do Trento, na Itália, que é uma composição público-privada, e de produtores de suínos que se associaram para beneficiar a matéria prima produzida nas propriedades rurais. “Este é outro modelo de associação que agrega valor na cadeia como um todo”, afirma o diretor-superintende do Sebrae, Derly Cunha Fialho​. “O que estamos buscando aqui é compreender como funciona a cultura do associativismo, da cooperação, da integração e, olhando sempre para o conjunto, não só de ganhos econômicos, sociais, culturais e pessoais”, disse Fialho.

Para o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, “este é um curso que nasce da realidade, numa relação de proximidade com as pessoas, no momento em que o Brasil vive a percepção de distância entre o Estado e a Sociedade”. Quick acredita que “a única forma de unir o ser humano e, por consequência, as instituições é o interesse comum entorno de um objetivo definido. O que assistimos hoje é o exercício de uma região cujos líderes dedicam tempo e atenção a uma construção com visão de futuro”.

O gerente ressalta que “a Universidade encaixa-se na dinâmica do desenvolvimento da sua região porque ela é o espaço de conhecimento mais próximo e com maior experimentação da realidade regional, então, é difícil imaginar que outro centro de conhecimento será capaz de fazer frente a essa necessidade de desenvolvimento e disseminação do conhecimento melhor do que o centro de desenvolvimento em questão”.

Segundo o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, um dos pontos positivos desta discussão é “que um embrião está surgindo na nossa região, onde a Unipampa, a Universidade Católica de Pelotas e Universidade Federal do Rio Grande são parceiras”. O reitor acredita que a Universidade, junto ao Sebrae, “pode ser um dos fomentadores da disseminação dessas atividades, aproveitando o potencial, a massa de conhecimento para fazer com que haja o desenvolvimento, a inovação e o empreendedorismo de maneira diferenciada, de maneira partícipe, ou seja, cooperativada para atingir resultados mais efetivos para a sociedade como um todo”.

O coordenador de Graduação e Extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Luiz Fernando Tavares Meirelles, explica que a Universidade Católica de Milão (Università Cattolica del Sacro Cuore) trabalha de forma sistêmica com o desenvolvimento econômico regional. “Ela trabalha de forma sistematizada e dispõe-se a vir compartilhar suas experiências”, acrescenta. “As universidades pactuam-se por questões operacionais, investimentos iniciais. Agora, todas as instituições, principalmente, as instituições públicas com todo o seu potencial humano, institutos, empresas de pesquisa como a Embrapa e Emater, enfim, são mais de 400 organizações nesta região, só que todas fazem com pouca sinergia. O desafio é esta vontade de fazer junto”, finaliza.

 

Vinhedo Experimental da Unipampa recebe visita técnica

Na quarta-feira, 10, o grupo de pesquisadores, empresários e lideranças deslocou-se para a cidade de Dom Pedrito. O objetivo foi conhecer o Vinhedo Experimental da Unipampa, localizado na Estância do Pampa. O grupo foi acolhido pelo diretor do Campus Dom Pedrito, Thiago Beuron, pelo coordenador acadêmico, Leonardo Deble, pelo coordenador do curso de Enologia, professor Vagner Brasil Costa e pelos docentes Juan Saavedra del Aguila e Marcos Gabbardo.

Na ocasião, foi apresentada a área do vinhedo, que possui cinco hectares com produção convencional e um hectare de produção orgânica. Atualmente, o vinhedo possui cerca de 70 cultivares de videiras com diferentes destinos (uva de mesa, vinho e suco) e sistemas de condução. O coordenador do curso de Enologia mostrou o histórico da região e o motivo da presença do curso nesta área. Foi realizada uma contextualização sobre o bacharelado em Enologia, onde foi apresentada sua estruturação e as linhas de pesquisa trabalhadas pelos docentes.

O grupo também visitou as instalações dos laboratórios de microbiologia e enoquímica e da vinícola experimental, onde se mostrou os trabalhos realizados desde a chegada da uva, processamentos, tipologia de produtos, análises físico-químicas e sensoriais, todas realizadas pelos discentes com orientação dos docentes da área de Enologia. Ao final da visita, foram apresentados três vinhos para degustação pelos integrantes da missão: um espumante (Chardonnay + Pinot noir); um vinho branco (Chardonnay) e um vinho tinto (Tannat).

Participaram da atividade, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Nádia Bucco; professores das Universidades Católicas de Milão e de Pelotas; representantes do Sebrae, entre eles o gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RS, Alessandro Machado; a gerente da Regional Sul do Sebrae/RS, Rosâni Boeira Ribeiro; a servidora da Proext, Ketleen Grala; e Ana Paula de Souza e Laura Zamberlan, ambas do Sebrae.

No dia 11 de maio, o grupo deslocou-se para a Vinícola Batalha, em Candiota, e à noite ocorreu uma reunião na UCPel, que prosseguiu na sexta-feira, 12.

 

    • Workshop foi realizado no Campus Bagé nos dias 8 e 9 de maio - Foto: Ronaldo Estevam
    • Experiência italiana foi apresentada aos participantes - Foto: Ronaldo Estevam
    • Reitor da Unipampa acompanhou as atividades - Foto: Ronaldo Estevam
    • Grupo visitou vinhedo experimental do Campus Dom Pedrito - Foto: Divulgação Unipampa