Início > Campus cacapava do sul promove feira de ciencias na sexta feira 25
Data de Publicação 24/08/2017 - 15:47 Atualizado em 24/08/2017 - 16:36 1957 visualizações

Campus Caçapava do Sul promove Feira de Ciências na sexta-feira, 25

São esperados para o evento mais de 500 visitantes
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Caçapava do Sul, realiza, na sexta-feira, 25, a sétima edição da Feira de Ciências: Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha. O evento inicia às 8h30, no Ginásio de Esportes Cyro Carlos de Melo (Melão), com a exposição dos trabalhos. O encerramento ocorre às 15h30 com a entrega das medalhas e divulgação dos destaques de cada nível da educação básica.

A diretora do Campus Caçapava do Sul, professora Aline Lopes Balladares, destaca que a exposição dos trabalhos é a última etapa das ações do Projeto Feira de Ciências: Difundindo ciência e Tecnologia na Região da Campanha. O principal objetivo do projeto é o de “incentivar a curiosidade e o gosto pelo conhecimento e pela experimentação científica, bem como o interesse pela aplicação tecnológica dos saberes, incluindo a visão ambiental, econômica e social acerca da ciência e da tecnologia”, explica Aline. A professora salienta a importância de “despertar o interesse pela investigação científica e contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades em sala de aula e estimular nos estudantes a escolha por profissões na área das tecnologias, ciências naturais e matemática”.

Serão expostos mais de 80 trabalhos de escolas dos municípios de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e São Sepé. Os trabalhos selecionados compreendem todos os níveis da Educação Básica, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio; da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial. Todos os participantes receberão certificado e medalha.

Os trabalhos destaques participarão da Feira de Ciências de Bagé, ação desenvolvida pelo Campus Bagé da Unipampa, e que deu origem ao projeto realizado pelo Campus Caçapava do Sul. Além disso, os autores destes trabalhos serão contemplados com uma visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Quanto à premiação, Aline explica que "dentre os destaques dos trabalhos de anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, dois deles receberão uma bolsa de Iniciação Científica Júnior, através dos incentivos recebidos do CNPq".

O projeto da Feira de Ciências conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação das cidades onde é desenvolvido. "As secretarias têm o papel fundamental de incentivarem a participação das escolas no evento", afirma a diretora.

A participação das escolas na Feira de Ciências

Realizada há sete anos em Caçapava do Sul, a Feira de Ciências já se consolidou na comunidade. A participação das escolas no evento e o desenvolvimento de projetos por parte dos estudantes já é prevista nos calendários acadêmicos dessas instituições de ensino.

A diretora do Campus Caçapava do Sul, Aline Balladares, esclarece que a primeira etapa do projeto é a visita às escolas para divulgação. "Nesta etapa é realizada uma conversa sobre os objetivos do projeto e também elaborado o plano de orientação para os trabalhos desenvolvidos pela escola", explica a docente.

Para Aline, as ações do projeto contribuem para "a reflexão das metodologias de ensino empregadas nas escolas, o que favorece o processo ensino-aprendizagem, trazendo maior significado, principalmente, aos temas científicos e tecnológicos, sem deixar de lado a sua relevância diante dos aspectos sociais, culturais e econômicos da comunidade onde aquela escola está inserida".

Informações úteis

O quê? Feira de Ciências: Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha.

Quando? 25 de agosto de 2017; das 8h30 às 12h e das 13h às 15h30.

Onde? Ginásio de Esportes Cyro Carlos de Melo (Melão).

Mais informações podem ser encontradas no site e na página do projeto no Facebook