Início > Campus livramento sedia capacitação de gestores
Data de Publicação 20/11/2015 - 14:18 Atualizado em 20/11/2015 - 14:18 2278 visualizações

Campus Livramento sedia capacitação de gestores

Liderança, gestão de conflitos e clima organizacional foram alguns dos temas trabalhados no curso
Por Heleno Rocha Nazário

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe) finaliza neste sábado, 21, mais uma turma do curso de Formação de Gestores no Campus Santana do Livramento. A atividade conta com a participação de 11 servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e foi realizada em três etapas, sendo os encontros anteriores nos dias 17 de outubro e 07 de novembro. A cada encontro, um tema diferente foi abordado pelos instrutores Vânia Medianeira Costa, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), César Augustus Techemayer e Luiz Edgar Araújo Lima, ambos docentes da Unipampa.

Com a ideia de desenvolver competências para contribuir com gestores da Unipampa nas relações interpessoais, na formação da cultura, na percepção e melhoria do clima e comportamento organizacional, o curso propiciou uma interação com as práticas e conceitos ligados a área de Gestão de Pessoas. Ao longo das três reuniões, foram debatidos assuntos relativos à gestão de pessoas com liderança; clima e cultura organizacional e avaliação do desempenho e gestão de conflitos.

A secretária executiva que trabalha no Gabinete de Reitoria, Cátia dos Reis, conta já tinha um conhecimento prévio do tema e, mesmo assim, fez uma avaliação positiva do curso, pois foi possível conciliar a teoria e a prática sobre o assunto. “Houve muitos debates, estudos de caso, remetendo ao dia a dia da instituição. Foi elaborada uma avaliação dos pontos fortes e fracos da Unipampa, com sugestões de melhorias a serem repassadas à nova gestão”, complementa.

Já a administradora que trabalha na coordenação administrativa do Campus Uruguaiana, Carina Fagundes Teixeira, salientou que, apesar de ter encontrado no curso poucos servidores com cargos de gestão, a atividade serviu para trocar experiências sobre o cotidiano profissional com outros colegas. “O curso vai auxiliar no trabalho em muitos aspectos, a iniciar por começar a me fazer refletir sobre o papel dos nossos gestores, em como podemos melhorar as práticas de gestão de pessoas na instituição, pois gerenciar pessoas é o grande desafio de qualquer organização. Além de me motivar, pois encontro colegas de outros campi, com suas histórias e expectativas, ainda me renovo como estudante, pactuando para melhorar cada dia nosso ambiente e nossas atividades”, finaliza.

Com informações de Murilo Dotto Luz