Início > Campus sao gabriel assina acordo de cooperacao e confirma obras no trevo de acesso e estacionamento
Data de Publicação 08/02/2018 - 11:48 Atualizado em 08/02/2018 - 12:52 1366 visualizações

Campus São Gabriel assina acordo de cooperação e confirma obras no trevo de acesso e estacionamento

Parcerias visam desenvolver a estrutura do Campus São Gabriel e auxiliar nas manutenções
Por Emanuelle Tronco Bueno

Na terça-feira, 6, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Gabriel, firmou acordos de cooperação com a Prefeitura Municipal e com o 6º Batalhão de Engenharia de Combate. As parcerias estabelecidas com os órgãos visam facilitar a manutenção do Campus através do compartilhamento de recursos e equipamentos. Na ocasião, também foi confirmada a liberação do orçamento para início das obras da rótula de acesso ao Campus São Gabriel, próximo ao km 20 da BR-290, que terá início em março, conforme autorizou o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (Dnit). Para o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, “a construção da rótula irá propiciar maior segurança para a comunidade acadêmica, que terá mais tranquilidade para acessar a rodovia”.

No Acordo de Cooperação nº. 01/2018, o município de São Gabriel ficou responsável por compartilhar as máquinas, equipamentos e recursos humanos do poder público para manutenção do Campus São Gabriel. O documento ainda estabelece que a Unipampa e o município são responsáveis em propor e participar da elaboração de projetos e trabalhos conjuntos, inclusive na execução de eventos. O acordo tem duração de quatro anos a partir da data de assinatura.

Conforme o diretor do Campus São Gabriel, Cháriston André Dal Beno, “desde o início da gestão a poder público municipal contribuiu para aprimorar os serviços prestados à comunidade. Em contrapartida, a Unipampa está oferecendo orientação técnica para o reflorestamento da bacia do vacacaí e no tratamento de esgoto doméstico. É uma parceria sólida e hoje estamos colhendo frutos”, afirma.

O segundo documento assinado foi o Acordo de Cooperação nº. 02/2018, estabelecido com o 6º Batalhão de Engenharia de Combate. Conforme o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, “os convênios irão propiciar benefícios para a sociedade através da cooperação interinstitucional. Com o exército, uma das grandes ações é o compartilhamento da máquina que fábrica bloquetes (piso de concreto). Inicialmente, será feita a pavimentação do Campus São Gabriel, mas o projeto é essa ação atingir os demais campi da Unipampa”, explica. O direitor do Campus São Gabriel, Cháriston André Dal Beno, complementa que a primeira ação é a pavimentação do estacionamento. A Unipampa também está oferecendo contrapartidas, como a oferta de cursos de interesse para os cadestes, especificamente nas áreas ambiental e elétrica.

    • Pessoas sentadas ao redor de uma mesa extensa. Quadro à esquerda. Paredes beges. Bandeiras ao fundo direito.
      Gestores reúnem-se para assinar acordo de cooperação em São Gabriel