Início > Campus uruguaiana sedia curso de planilhas eletrônicas
Data de Publicação 26/11/2015 - 10:36 Atualizado em 30/11/2015 - 15:56 2468 visualizações

Campus Uruguaiana sedia curso de planilhas eletrônicas

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe) promove, no Campus Uruguaiana, o curso de Planilhas Eletrônicas – Libre Office Calc. A atividade, coordenada pelo servidor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Márlon Ribeiro, acontece entre os dias 23 e 27 de novembro e conta com participação de 11 servidores da Unipampa dos campi de Itaqui e Uruguaiana.

De acordo com Márlon, durante o encontro, os participantes puderam conhecer detalhadamente o funcionamento, além de planejar, executar e manter as planilhas necessárias ao bom desempenho das funções, dentro e fora da universidade. “No cotidiano, o servidor poderá utilizar os conhecimentos do curso tanto para auxiliar seu trabalho na instituição, criando planilhas para facilitar seu dia-a-dia, quanto ao criar uma simples planilha de orçamento familiar, auxiliando assim o servidor no seu planejamento financeiro, gerando satisfação e tempo para que o mesmo possa dedicar-se para a família e instituição”, fala.

A servidora Luciana Maia, que atua como secretária-executiva, no Campus Uruguaiana, relata que o curso é de suma importância, principalmente para aqueles que atuam diretamente com esse tipo de programa. “Com o aprendizado, será possível aumentar a produtividade dos setores, uma vez que o domínio de uma ferramenta como o Calc tem impacto direto na qualidade dos serviços executados”, diz.

Para a técnica de laboratório do Campus Itaqui, Camila Malheiros, o curso serviu para aprimorar ainda mais o conhecimento que, na visão dela, era intermediário sobre o uso das planilhas eletrônicas. “Já tive contato com esse assunto, utilizo planilhas no meu dia a dia, no trabalho, e nos estudos. Por isso, achei o tema do curso muito interessante, pois as planilhas possuem uma infinidade de funções que podem ser utilizadas para as mais diversas finalidades, facilitando e agilizando as tarefas diárias”, complementa.

Como, anteriormente, a Unipampa usava somente o Excel, da Microsoft, o curso também serviu para que os participantes pudessem se adaptar ao Calc, que é um programa similar, pertencente ao Libre Office. O instrutor ressalta sobre o receio que essa mudança causa nos servidores. “A Planilha do Libre Office possui acessibilidade das informações diferente do Microsoft Excel, o que torna necessária a readaptação às planilhas eletrônicas. A instituição será beneficiada na agilidade e precisão que as planilhas eletrônicas oferecerem, já que as mesmas poderão ser elaboradas pelos seus servidores. Muito importante ressaltar que este benefício será gradual, pois o conhecimento sobre as funções das planilhas eletrônicas só irá se aperfeiçoar com a prática e experiência dos seus usuários”, finaliza.

Com informações de Murilo Dotto Luz

• foto mostra uma sala com diversos computadores organizados em estações de trabalho. servidores aparecem sentados trabalhando nessas estações enquanto o instrutor, em pé, passa orientações a uma aluna
      O uso da planilha Calc foi explicado aos servidores durante a capacitação (crédito: Luciana Maia)