Início > Capacitacao para celu reune quase 50 participantes no campus bage
Data de Publicação 30/09/2016 - 13:34 Atualizado em 01/10/2016 - 00:44 3939 visualizações

Capacitação para Celu reúne quase 50 participantes no Campus Bagé

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou durante a terça e quarta-feira, 27 e 28, uma capacitação para o exame internacional de proficiência de espanhol Certificado de Español Lengua y Uso (Celu).  As aulas aconteceram no Campus Bagé, ministradas por dois aplicadores da prova.

Na terça-feira, 27, os docentes da Universidad Nacional de La Plata (UNLP) e aplicadores do Celu, Esteban Niedojadlo e Maria de Los Angeles Contreras, ministraram uma oficina de preparação para o exame, denominada "Taller de preparación para el Celu"  para 36 participantes, entre alunos do curso de Letras, professores de espanhol e outros interessados.

Na sala de aula com cadeiras e mesas vários estudantes assistem a aula dois professores.

No segundo dia, 28, participaram do "Curso de formación de examinadores de la parte oral del Celu" 11 professores de espanhol, entre docentes da Unipampa dos Campi Bagé e Jaguarão e professores da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

De acordo com a professora da Unipampa, Sara dos Santos Mota, as atividades foram importantes para ampliar a divulgação da certificação e permitir que os interessados conheçam a estrutura do exame, seus objetivos e formas de avaliação em relação ao domínio de espanhol.

“A Unipampa é sede aplicadora do Celu desde 2013. Com as duas atividades, teremos condições de incrementar o número de aplicações da prova na Unipampa, nos próximos semestres. Com o evento, estreitamos os laços institucionais com o Consorcio Interuniversitario Else, associação de universidades argentinas responsável pelo Celu, podendo resultar, futuramente em convênios e projetos conjuntos entre tais universidades e a Unipampa". afirmou Sara.

Segundo o coordenador da Diretoria de Relações Internacionais da Unipampa (Dainter), Hélvio Rech, o Celu existe desde junho de 2004 e é um exame de espanhol que tem como objetivo avaliar o desempenho de falantes não-nativos em língua espanhola. “O Consórcio Interuniversitário que certifica o exame conta com a participação de quinze universidades nacionais argentinas: Buenos Aires, Nacional de Catamarca, Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Nacional del Comahue, Nacional de Córdoba, Nacional de La Pampa, Nacional de La Plata, Nacional de Litoral, de Lomas de Zamora, Nacional de Mar del Plata, Nacional de Quilmes, Nacional de Río Cuarto, Nacional de San Luis, Nacional de General San Martín e de Villa María” relatou o professor.

Ele ainda conta que há postos aplicadores em 11 cidades brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Santa Maria.

A imagem mostra os professores em sala de aula olhando atentos para os docentes que ministram o curso.