Início > Carijo na unipampa preparacao artesanal da erva mate e tema de evento no campus dom pedrito
Data de Publicação 11/07/2018 - 14:03 Atualizado em 11/07/2018 - 14:54 3193 visualizações

Carijo na Unipampa: preparação artesanal da erva-mate é tema de evento no Campus Dom Pedrito

Por Aline Reinhardt da Silveira

O Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) receberá a ação de extensão “Carijo na Unipampa: conhecimento camponês e indígena na fabricação artesanal de erva-mate”. De 18 a 21 de julho, os participantes poderão acompanhar todas as etapas da produção da erva-mate, desde a montagem do carijo até a finalização da secagem.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Denise da Silva, a atividade objetiva resgatar e valorizar o conhecimento camponês e indígena tendo como prática ancestral e atual a fabricação artesanal de erva-mate, uma planta sagrada para os guaranis e matéria-prima. “Esta prática detém uma gama de conhecimentos, de saber-fazer e de cosmovisões, que vão ser demonstradas e compartilhadas seguindo as cinco etapas do processamento da erva-mate: a poda, o sapeco, a secagem no carijo, o cancheamento e o soque”, explica.

O evento contará com a visitação de professores e estudantes das escolas municipais e estaduais de Dom Pedrito, da comunidade externa em geral e estudantes de outra instituição de ensino. Denise explica que as atividades serão realizadas em mutirão e enquanto espaço de convivência e troca de saberes. A atividade é também cultural, e deve contar com apresentações de artistas das áreas de música, teatro e poesia. “Aprendendo a fazer a própria erva-mate, carregada de história e cultura, o chimarrão degustado terá novos e ancestrais sentidos na formação educacional e cidadã”, completa a professora.

Não há necessidade de inscrições, mas as escolas devem fazer agendamento pra momentos de acompanhamento do processo de fabricação de erva-mate e também da visualização de um documentário.

Carijo na Unipampa de 18 a 21 de julho
      Carijo na Unipampa de 18 a 21 de julho