Início > Centro de interpretação do pampa é tema de reunião em jaguarão
Data de Publicação 20/02/2016 - 13:40 Atualizado em 20/02/2016 - 13:43 3021 visualizações

Centro de Interpretação do Pampa é tema de reunião em Jaguarão

Por Franceli Couto Jorge

Na tarde de sexta-feira, 19, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professor Marco Antonio Hansen, reuniu-se com o prefeito de Jaguarão, José Cláudio Martins. Na pauta do encontro, assuntos relacionados ao projeto e andamento da obra do Centro de Interpretação do Pampa (CIP).

Para o reitor, o CIP vai trazer conhecimento, cultura e turismo para o município e região. Com o objetivo de apropriar-se do processo, Hansen e Martins ressaltam a necessidade da observação e análise in loco pelas equipes da Prefeitura de Jaguarão e da Unipampa. Os gestores agendarão uma visita ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, para tratar do andamento do projeto.

Participaram da reunião o vice-reitor da Unipampa, professor Maurício Aires, o pró-reitor de Graduação, Ricardo Carpes, a diretora do Campus Jaguarão, Ana Cristina Rodrigues, a relações públicas, Denise Quines, e o secretário de Planejamento e Urbanismo, Pedro Caetano.

Centro de Interpretação do Pampa

O Centro de Interpretação do Pampa (CIP) será um espaço para exposições sobre a história de Jaguarão, do Estado e da cultura do pampa gaúcho e visa promover a interlocução da Unipampa com a comunidade. Localizado no prédio da antiga Enfermaria Militar do 33º Batalhão de Infantaria Motorizada de Jaguarão, o CIP contou com recursos do PAC das Cidades Históricas e do Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e Ministério da Educação, por meio da Universidade Federal do Pampa. Cerca de 60% da obra, que iniciou em dezembro de 2011, já foi concluída.

• Secretário de Planejamento, Pedro Caetano, explicou as etapas que faltam para finalizar o projeto / Foto: Franceli Couto
    • Prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins, reitor da Unipampa, Marco Hansen, e a diretora do Campus Jaguarão, Ana Cristina Rodrigues / Foto: Franceli Couto
    • Unipampa e Prefeitura de Jaguarão discutem andamento do projeto / Foto: Franceli Couto