Início > Cerimonia de abertura do 9o siepe promove integracao entre brasileiros e uruguaios
Data de Publicação 22/11/2017 - 00:11 Atualizado em 22/11/2017 - 18:51 1606 visualizações

Cerimônia de abertura do 9º Siepe promove integração entre brasileiros e uruguaios

Por Emanuelle Bueno e Franceli Couto

Na noite desta terça-feira, 21, o Parque Internacional, localizado nas cidades brasileira e uruguaia de Santana do Livramento e de Rivera, recebeu a cerimônia de abertura do 9º Salão de Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe). O evento reuniu autoridades políticas e acadêmicas dos dois países, professores e estudantes. Com o tema "O conhecimento vai além das fronteiras", o 9º Siepe tem mais 3.300 participantes e aproximadamente 2.060 trabalhos para apresentação.

De acordo com o intendente de Rivera, Marne Osorio, “a transformação dá-se através do conhecimento e do comprometimento das instituições em promover a integração e a educação”. Segundo o prefeito de Santana do Livramento, Solimar Charopen, “essa é a fronteira mais irmã do mundo, que promove a paz entre as nações” e o 9º Siepe mostra a força das instituições educacionais dessa fronteira de unirem ideais em prol do conhecimento.

A vice-reitora do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Adriana Menezes, também ressaltou que o evento alcançou o feito raro de unir instituições educacionais e diversas instâncias do poder público. O reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, afirma esperar que "este Siepe supere os demais em termos de qualidade nas apresentações de ensino, extensão, pesquisa e inovação". Na sequência, Hansen declara que a nona edição do Siepe "mostra o esforço conjunto de várias instituições nacionais e internacionais, com uma ação de integração, harmonia e paz entre Brasil, Uruguai e Argentina".

O papel das universidades no Brasil é tema do painel de abertura

Após a cerimônia de abertura do evento, ocorreu o painel de abertura “O papel das universidades no Brasil”, com o secretário da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Miniestério da Educação (MEC), Paulo Barone. Segundo o painelista, o país vive um processo de transição da educação superior de elite para educação superior de massa. Hoje, 18% dos jovens de 18 a 24 anos estão cursando ensino superior e 7% da população adulta é graduada, ou seja, um cenário com “números baixos, sendo preciso mudar a forma de atendimento à educação”, afirma Barone. Todavia, o secretário afirma que três a cada quatro pessoas concluíram o doutorado nos últimos 12 anos, representando um processo gradativo de crescimento nos números.

Secretário de Educação Superior, Paulo Barone, e reitor da Unipampa, Marco Hansen -

Instituições promotoras do evento

Realizado há nove anos pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) com passagem pelos campi Alegrete, Bagé e Uruguaina, o 9º Siepe inova nesta edição. Instituições de ensino do Brasil e Uruguai foram convidadas para integrar a programação do evento, transformando-o em um evento interinstitucional.

Além da Unipampa, promovem o evento, em Santana do Livramento, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul e, em Rivera, a Universidad Tecnológica, Universidad de La República Uruguay, Centro Universitário Rivera, Administración Nacional de Educación Pública, Sistema Nacional de Educación Pública, Consejo de Formación em Educación, Uruguay Natural Ministerio de Turismo.