Início > Com danca e musica abertura do siepe celebra os dez anos do evento
Data de Publicação 06/11/2018 - 21:47 Atualizado em 13/11/2018 - 09:28 1361 visualizações

Com dança e música, abertura do Siepe celebra os dez anos do evento

A cerimônia ocorreu na noite desta terça-feira, 6, no Parque Internacional
Por Emanuelle Tronco Bueno

Na noite desta terça-feira, 6, ocorreu a abertura oficial do 10º Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) que traz a temática “uma década colaborando para o conhecimento sem fronteiras”. A cerimônia de abertura foi realizada no Parque Internacional, localizado na Fronteira da Paz, divisa de Santana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. O evento é promovido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com Universidad de La República Uruguay (Udelar), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e Universidad Tecnológica del Uruguay (Utec). A solenidade foi marcada por apresentações culturais do Balé Folclórico de Rivera e do Grupo de Choro da Unipampa.

A abertura oficial do 10º Siepe reuniu representantes das instituições responsáveis pela organização do evento. A mesa de abertura foi composta pelo reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen; pelo intendente de Rivera, Marne Osorio; pelo secretário de desenvolvimento de Santana do Livramento, Calico Grisolia; pela vice-reitora do IFSul, Adriane Menezes; pelo conselheiro da Utec, Pablo Chilibroste; pelo diretor da Udelar, Mário Clara; e, pelo diretor do Campus Santana do Livramento da Unipampa, Rafael Schmidt.

O pronunciamento de abertura do reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, evidenciou a valorização “da história trilhada nesses dez anos para construir um Siepe cada vez mais aberto às diferenças e com isso crescer na colaboração para o conhecimento sem fronteiras”. O reitor também lembrou a primeira edição do evento, que ocorreu 2008 na cidade de Uruguaiana e que, desde então, visa “ser um espaço institucional que oportuniza a pluralidade de vozes e trocas de conhecimento”.

O diretor do Campus Santana do Livramento da Unipampa, Rafael Schmidt, deu boas-vindas a todos os presentes e falou da satisfação do Campus sediar por mais um ano o Siepe, juntamente com as instituições locais de Santana do Livramento e Rivera. O professor ainda comentou sobre que o evento “simboliza a integração de fato, pois estamos na praça internacional e metade da mesa de honra está no Brasil e a outra metade no Uruguai”. Por fim, Schmidt conclui que a realização do 10º Siepe ilustra o quanto as instituições podem colaborar de forma cooperativa o desenvolvimento institucional e para a internacionalização.

A programação do evento segue nos próximos dias 7 e 8 de novembro. Confira a programação completa no site do 10º Siepe.

• Dez pessoas em pé, dançando. Mulheres com vestidos da cor azul e homens de trajes gaúchos segurando pala vermelho.
      Com dança e música, abertura do Siepe celebra os dez anos do evento (Foto: Milene Marchezan)
    • Doze pessoas dançando com trajes gaúchos. Mulheres a frente e homens ao fundo.
    • Seis casais dançando no palco usando trajes gaúchos, com cores azul e preto. Público a frente assistindo.
    • Uma mesa com toalha verde e cinco pessoas sentadas. A frente, dois homens em pé, estão vestindo roupa social escura e gravata.
      O reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, realiza seu pronunciamento na abertura do 10º Siepe (Foto: Milene Marchezan)
    • Dois homens em pé, um utilizando libras e o outro um microfone, ambos de roupa escura. Ao fundo, uma mulher de cabelo castanho.
    • Placa em tons pastéis e vinho na borda. Dentro está escrito na cor marrom claro: 10° Siepe , 2018 - Unipampa, com fundo branco.
      Abertura do 10º Siepe (Foto: Milene Marchezan)
Tags: SIEPE