Início > Comeca obra de construcao da cidade reitoria
Data de Publicação 13/03/2019 - 11:32 Atualizado em 19/03/2019 - 18:24 2277 visualizações

Começa obra de construção da Cidade Reitoria

Por Emanuelle Tronco Bueno

Foi dada a largada nas obras da Cidade Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A obra iniciou em fevereiro de 2019 e já está em fase de terraplanagem, gabarito da obra e locação do arruamento. Os prédios ocuparão uma área de aproximadamente 3.800m² e estão sendo construídos ao lado da estrutura onde funciona o Campus Bagé. No total serão 10 edificações térreas que abrigarão todo o setor administrativo da Universidade e um prédio central com três andares que abrigará a reitoria. A obra será dividida em três etapas que serão executadas conforme repasse orçamentário.

Com a construção do prédio, passarão a funcionar no local a reitoria, a vice-reitoria e as pró-reitorias, além de diversas diretorias e coordenadorias. A estrutura abrigará também auditórios, restaurante/lancheria, almoxarifado e depósito, além da área de apoio para servidores, como vestiários, espaço de integração e lazer.

Conforme o pró-reitor adjunto de Planejamento e Infraestrutura, José Waldomiro Rojas, “os prédios terão modelos-padrão da arquitetura dos campi da Unipampa e o prédio da reitoria estará em uma edificação que identifica a Universidade, central e com visão ao horizonte pampeano”.

Os recursos destinados a primeira fase da obra adquiridos por meio de Termo de Execução Descentralização, Ministério da Educação (MEC), já foram disponibilizados. Parte da verba para construir a Cidade Reitoria foi obtida com o apoio do deputado federal Darcisio Paulo Perondi, que intercedeu junto ao MEC juntamente com o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, e com o diretor do Departamento de Inclusão Produtiva do Ministério da Cidadania, Gustavo Saldanha.

O início dos serviços necessários para construção da Cidade Reitoria é de responsabilidade da empresa Polimata Construtora Ltda. e tem investimentos de R$ 2.458.912,95. O prazo para conclusão é de 480 dias, com previsão de término em novembro de 2019. Já o contrato para construção da rede elétrica no valor de R$ 298.408,75 fica a cargo da Install Instaladora Elétrica Eireli e possui 120 dias para conclusão da obra, sendo a previsão de término para junho de 2019.

Segundo o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, a construção de uma estrutura física própria para o setor administrativo reflete o crescimento da Universidade, que oferece novos cursos e multiplica os projetos de pesquisa e extensão. “A Unipampa carece de ampliação em sua estrutura física para acompanhar o crescimento das graduações, pós-graduações e projetos de pesquisa e de extensão. A Cidade Reitoria é uma nova estrutura capaz de atender às novas demandas. Daí a importância desta obra para a Instituição”, afirma Hansen.

Além da melhoria estrutural, a obra vai resultar em uma economia anual de quase R$ 1,5 milhões após a conclusão das obras, pois os setores administrativos da Unipampa atualmente ocupam edificações alugadas que somam esses custos.

O projeto:

A construção da Cidade Reitoria foi dividida em três partes. Na primeira fase será construída a infraestrutura básica (terraplanagem, hidrossanitário, drenagem e rede elétrica, urbanização) e sete edificações de aproximadamente 215m² para atender as pró-reitorias, diretorias e almoxarifado. A segunda fase terá quatro edificações de aproximadamente 215m² para atender as pró-reitorias e finalização do projeto urbano. Já a terceira fase compreende a construção do prédio central com área inicial estimada de 1.200m² para abrigar o gabinete da reitoria, procuradoria federal, ouvidoria, auditoria interna, entre outros.

Toda obra foi pensada com edificações que contemplam acessibilidade e ações sustentáveis, tais como: o reuso da água da chuva, captação de energia solar, construção com pavimentos permeáveis, utilização de equipamentos externos de conforto térmico, instalação de bicicletários, construção de telhados verdes em algumas edificações e a utilização de materiais de construção com selo de qualidade ambiental.

• Fundo com planta baixa. Escrito Cidade Reitoria.
    • Campo e céu nublado
      A obra da Cidade Reitoria, Campus Bagé, iniciou em fevereiro de 2019 e já está em fase de terraplanagem, gabarito da obra e locação do arruamento (Foto: Ronaldo Estevam)