Início > Comitê de ética em pesquisa atualiza documentos e orientações
Data de Publicação 28/05/2015 - 09:20 Atualizado em 28/05/2015 - 09:20 2617 visualizações

Comitê de Ética em Pesquisa atualiza documentos e orientações

Modelos, formulários e outros subsídios aos pesquisadores estão publicados em site com novo layout
Por Heleno Rocha Nazário

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade está com um novo site, dentro do novo layout institucional, e novos conteúdos. Os ajustes realizados incluem a atualização de informações relevantes para o contato dos pesquisadores com o CEP, como os canais de contato, o calendário das reuniões de 2015, documentos e procedimentos importantes para os fluxos de submissão, avaliação e reavaliação de projetos de pesquisa.

A intenção foi prover a comunidade de pesquisadores de todas as informações e os subsídios requeridos para o atendimento dos requerimentos da ética na investigação científica e da atualização dos documentos na Plataforma Brasil, caso a pesquisa envolva seres humanos, conforme o sistema CEP (submissão e aprovação) e Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que aprecia o projeto quando necessário.

A secretária executiva do CEP, Cláudia Bueno, menciona novidades como a atualização dos modelos de Folha de Rosto, Relatórios Parcial e Final e da Carta-Resposta a Pendências. Esta, por exemplo, facilita a reavaliação do projeto de pesquisa em função de problemas e sugestões apontados previamente pelos integrantes do comitê. Já os relatórios parcial e final são preparados de acordo com o andamento e conclusão do estudo.

O CEP tem como atribuições avaliar e acompanhar as pesquisas envolvendo seres humanos desenvolvidas por pesquisadores vinculados à Unipampa;  preservar os aspectos de adequação ética, especialmente para resguardar a integridade e a dignidade dos sujeitos de pesquisa, tanto individual como coletivamente;  respeitar os referenciais da bioética, tais como, autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade, dentre outros, e levar em conta os aspectos metodológicos, legais e normativos envolvidos.

A comunidade acadêmica pode conferir as novas informações e documentos no site do CEP.