Início > Curso capacita servidores para uso de software calc
Data de Publicação 18/05/2015 - 16:54 Atualizado em 26/06/2015 - 11:55 2262 visualizações

Curso capacita servidores para uso de software Calc

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe), em parceria com a Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF), promoveu o curso de planilhas eletrônicas com enfoque no programa Calc. No total, 20 servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participaram da capacitação que ocorreu entre os dias 11 e 15 de maio, no Campus Bagé. O responsável pelas aulas foi o instrutor Jassanan Moreira Rodrigues.

Ao longo do encontro, foram abordados conteúdos como ambiente de trabalho, comandos, fórmulas, funções, filtros, entre outros. O professor conta que, apesar do Calc apresentar um layout diferente se comparado com o Microsoft Excel, que é outro programa de planilhas eletrônicas muito usado, na parte de funções ele é completo e as funções de ambos são iguais.

O uso de planilhas para cálculos é bastante amplo, já que vai desde a parte financeira até a parte de controle de informações. Rodrigues ressalta que somente com o uso é que o servidor poderá explorar todos os recursos oferecidos. “Programas de planilhas como o Calc exigem prática para que o aluno aplique os conhecimentos teóricos no seu dia a dia. Com o decorrer das aulas também começam a existir as relações do conteúdo abordado em aula com situações que a pessoa vive no trabalho, isto com certeza ajuda no aprendizado”, diz.

Alunos acompanham explicação de planilha eletrônica em seus monitores de computador, enquanto  instrutor, ao fundo da imagem, expõe o conteúdo em projeção sobre tela branca

O técnico em contabilidade, Luís de Leon, que trabalha no setor de compras da Divisão de Licitações da Pró-Reitoria de Administração (Proad), conta que já usou os dois softwares e possui um conhecimento intermediário. Apesar disso, ele afirma que as dificuldades no uso começam a aparecer quando é exigido um uso mais complexo do programa, como o modo “macro”, por exemplo.

Leon conta que a capacitação vai ter aplicabilidade direta em suas atividades. “Sempre precisamos fazer controles via planilhas, já que não temos um sistema que abranja todo nosso trabalho. O meu interesse nesse curso é aprofundar um pouco mais meus conhecimentos, para que de modo prático consiga elaborar planilhas mais completas que tragam as respostas mais adequadas ao trabalho demandado”, complementa.

Com informações de Murilo Dotto

Tags: Bagé, Servidores