Início > Curso de fotografia capacita servidores
Data de Publicação 24/03/2015 - 17:40 Atualizado em 26/06/2015 - 13:54 3011 visualizações

Curso de fotografia capacita servidores

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe) realizou, no Campus São Borja, o curso "O mundo da fotografia ao seu alcance". A capacitação destinou-se aos servidores docentes e técnico-administrativos da Instituição. A atividade aconteceu nos dias 6, 13 e 20 de março e foi coordenada pelo professor Miro Bacin, do curso de jornalismo da Unipampa.

Segundo o instrutor, o curso foi dividido em duas etapas. Na primeira parte, foi apresentada a história da fotografia, bem como os equipamentos e as técnicas básicas. A segunda etapa foi prática, em que os alunos buscaram captar imagens que foram analisadas durante as aulas. Ao contrário do que possa parecer, o professor fala que não é difícil aprender a tirar fotografias em um formato profissional. “Para ingressar no mundo da fotografia, é necessário não apenas olhar o cotidiano, que é da ordem do biológico, mas vê-lo, que é da ordem da cultura. Na medida em que passamos a aprimorar esse “ver”, capturamos imagens espetaculares”, diz.

O publicitário Fernando Cruz, que atua na Assessoria de Comunicação Social da Unipampa, em São Borja, conta que já tinha um conhecimento prévio sobre o assunto e, mesmo assim, aprovou a iniciativa do curso. “Além de oportunizar aos servidores um contato com conhecimentos técnicos e estéticos da fotografia, também possibilita a troca de experiências entre profissionais que já atuam no ramo fotográfico”, complementa.

O professor Miro, olhando o visor da câmera por sobre o ombro de aluna,  orienta o enquadramento do assunto

Diferentes técnicas de fotografia foram abordadas durante o curso / Foto: Fernando Cruz

Por outro lado, a assistente em administração, Eufrásia Ponce, que trabalha na biblioteca do Campus São Borja, conta que tem um conhecimento básico em relação ao manuseio de câmeras fotográficas. Conforme Eufrásia, isso gerou um pouco de dificuldade no início do curso. “É bastante técnico, já que a câmera que utilizamos é semiprofissional, mas adoramos o curso”, fala.

Para Bacin, a importância do curso na rotina dos servidores justifica-se já que, segundo ele, há uma necessidade cada vez acentuada por imagens testemunhais. “Pesquisas de toda a ordem, auditorias, perícias (foto de evidências), foto documental, turística, artística etc. Sendo assim, os servidores aptos a essas capturas poderão contribuir, e muito, com as demandas em seus campi”, finaliza.

Com informações de Murilo Dotto