Ícone do FacebookÍcone do TwitterrÍcone do YouTube
Início > Curso de permacultura oferece bolsas comunidade da unipampa
Data de Publicação 10/07/2018 - 16:40 Atualizado em 10/07/2018 - 17:16 379 visualizações

Curso de Permacultura oferece bolsas à comunidade da Unipampa

Por Aline Reinhardt da Silveira

O programa de Extensão Arborização Urbana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulga oportunidade de bolsas para estudantes e professores para participação no Curso de Permacultura oferecido pelo Instituto de Permacultura da Pampa (Ipep). São oferecidas bolsas integrais para dois discentes e meia bolsa para dois docentes. O curso acontece de 14 a 22 de julho no Ipep, em Bagé.

Conforme a coordenadora do programa Arborização Urbana, Ketleen Grala, “o Ipep tem sido um grande parceiro em nossos projetos e acreditamos que os cursos oferecidos por eles podem qualificar ainda mais o conhecimento de alunos e professores de nossa universidade”. Ainda conforme Ketleen, em outras edições do curso foram disponibilizadas bolsas para acadêmicos, professores e técnicos administrativos da universidade que participaram “e deram retorno muito positivo sobre os conhecimentos adquiridos durante o curso”.

PDC - Curso de Permacultura

O PDC (Permaculture Design Certificate Course), ministrado por João Rockett e Tatiana Cavaçana,  é o curso completo de Permacultura com o conteúdo oficial proposto por Bill Mollison, o idealizador da permacultura, conforme explicam os realizadores. O curso acontece durante nove dias de imersão no assunto, com aulas teóricas e práticas. A proposta prevê que, por meio das experiências e projetos realizados, o participante aprenda a planejar um espaço com todos os elementos necessários para criação de um organismo agrícola. Entre os tópicos abordados estão metodologia de design, padrões naturais, agriculturas, manejo e biorremediação de águas, bioconstrução e energia renovável.

Conforme Tatiana Caçavana, a Permacultura oferece uma plataforma de conceitos e técnicas para criar seu pequeno paraíso na Terra através de uma agricultura ecológica, das conexões entre as funções dos elementos naturais e criados, e do manejo das energias internas e externas para reduzir ao máximo a entropia. “Os processos coletivos existem na natureza, ela se desenvolve em comunidades de seres em cooperação. Isso também se aplica a nós porque não somos externos, não somos exclusivos, podemos e devemos ser inclusivos fazemos parte da vida", afirma.

A edição do curso ofertada é o PDC de inverno, e propõe conhecer as agriculturas, como inserir a produção de alimento, pomares, agroflorestas, hortas e jardins no terreno; bioconstruir com diferentes técnicas; manejar com a água: coletar, armazenar, tratar; geração e consumo de energia.

Interessados podem se inscrever pelo formulário online até quarta-feira, 11. Mais informações sobre a permacultura podem ser encontradas no site do Ipep.

  • Comunidade acadêmica participou de edições anteriores do curso

    Comunidade acadêmica participou de edições anteriores do curso

    Comunidade acadêmica participou de edições anteriores do curso

    Comunidade acadêmica participou de edições anteriores do curso

Tags: Extensão