Início > Curso de permacultura oferece bolsas comunidade da unipampa
Data de Publicação 10/07/2018 - 16:40 Atualizado em 10/07/2018 - 17:16 379 visualizações

Curso de Permacultura oferece bolsas à comunidade da Unipampa

Por Aline Reinhardt da Silveira

O programa de Extensão Arborização Urbana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulga oportunidade de bolsas para estudantes e professores para participação no Curso de Permacultura oferecido pelo Instituto de Permacultura da Pampa (Ipep). São oferecidas bolsas integrais para dois discentes e meia bolsa para dois docentes. O curso acontece de 14 a 22 de julho no Ipep, em Bagé.

Conforme a coordenadora do programa Arborização Urbana, Ketleen Grala, “o Ipep tem sido um grande parceiro em nossos projetos e acreditamos que os cursos oferecidos por eles podem qualificar ainda mais o conhecimento de alunos e professores de nossa universidade”. Ainda conforme Ketleen, em outras edições do curso foram disponibilizadas bolsas para acadêmicos, professores e técnicos administrativos da universidade que participaram “e deram retorno muito positivo sobre os conhecimentos adquiridos durante o curso”.

PDC - Curso de Permacultura

O PDC (Permaculture Design Certificate Course), ministrado por João Rockett e Tatiana Cavaçana,  é o curso completo de Permacultura com o conteúdo oficial proposto por Bill Mollison, o idealizador da permacultura, conforme explicam os realizadores. O curso acontece durante nove dias de imersão no assunto, com aulas teóricas e práticas. A proposta prevê que, por meio das experiências e projetos realizados, o participante aprenda a planejar um espaço com todos os elementos necessários para criação de um organismo agrícola. Entre os tópicos abordados estão metodologia de design, padrões naturais, agriculturas, manejo e biorremediação de águas, bioconstrução e energia renovável.

Conforme Tatiana Caçavana, a Permacultura oferece uma plataforma de conceitos e técnicas para criar seu pequeno paraíso na Terra através de uma agricultura ecológica, das conexões entre as funções dos elementos naturais e criados, e do manejo das energias internas e externas para reduzir ao máximo a entropia. “Os processos coletivos existem na natureza, ela se desenvolve em comunidades de seres em cooperação. Isso também se aplica a nós porque não somos externos, não somos exclusivos, podemos e devemos ser inclusivos fazemos parte da vida", afirma.

A edição do curso ofertada é o PDC de inverno, e propõe conhecer as agriculturas, como inserir a produção de alimento, pomares, agroflorestas, hortas e jardins no terreno; bioconstruir com diferentes técnicas; manejar com a água: coletar, armazenar, tratar; geração e consumo de energia.

Interessados podem se inscrever pelo formulário online até quarta-feira, 11. Mais informações sobre a permacultura podem ser encontradas no site do Ipep.

Comunidade acadêmica participou de edições anteriores do curso

Tags: Extensão