Início > Curso oferece capacitação em turismo ligado à ferradura dos vinhedos
Data de Publicação 06/07/2015 - 10:18 Atualizado em 06/07/2015 - 10:18 2913 visualizações

Curso oferece capacitação em turismo ligado à Ferradura dos Vinhedos

Oportunidade visa preparar para o trabalho junto ao roteiro enoturístico de Santana do Livramento
Por Heleno Rocha Nazário

O público interessado em trabalhar com o enoturismo na cidade de Santana do Livramento tem uma oportunidade para se capacitar. O curso Capacitação para Monitores em Turismo no roteiro enoturístico Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - RS-Brasil recebe inscrições até o dia 16 de julho. O curso é gratuito, com carga horária de 40 horas, divididas entre teóricas (22 horas/aula) e práticas (18 horas/aula), e a formação mínima exigida é de Ensino Fundamental completo. As aulas vão ocorrer no Campus Santana do Livramento e nos locais que integram o roteiro turístico. Os dias de aula serão de segundas a quintas-feiras no período de 20 a 30 de julho de 2015 (18h58 às 20h31 e das 20h39 às 22h11), e nos sábados 25 de julho e 1 de agosto de 2015 (das 8h às 17h). 

O curso é uma atividade integrada ao projeto de extensão Roteiro Enoturístico Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento/RS: Turismo e Desenvolvimento na Fronteira do Brasil com o Uruguai, criado pelo professor Avelar Fortunato. Os focos do curso são a capacitação de Guias de Turismo cadastrados na Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo, para guiar grupos de visitantes no Roteiro e de Monitores de Turismo para que, em seus locais de trabalho, possam informar viajantes, turistas e interessados na Via da Ferradura dos Vinhedos. Outro objetivo é propiciar que monitores, acompanhados por guias de turismo, possam conduzir turistas, visitantes e interessados em conhecer o trajeto enoturístico. Além da capacitação específica deste curso, espera-se que os participantes passem a considerar   outros cursos técnicos como: Agente de Informações Turísticas, Condutor Ambiental Local, Condutor Cultural Local, Condutor de Turismo de Aventura, Sommelier, Guias de Turismo, e mesmo a graduação em cursos superiores como Tecnólogos em Gestão do Turismo, Produção e Política Cultural, Administração, Turismo e Hotelaria, dentre outras habilitações afins. São ofertadas 30 vagas por turma, em duas turmas nesta edição.

Conforme o plano de ensino do curso, o monitor de turismo é a pessoa que atua  na condução e monitoramento de visitantes e turistas em locais de interesse cultural existentes no município; desenvolve atividades interpretativas fundamentadas na história e memória local, contribuindo para a valorização e conservação do patrimônio histórico existente. Não é permitido ao monitor de turismo conduzir visitantes fora dos limites do respectivo local. Assim, o monitor poderá trabalhar como autônomo ou prestar serviços para hotéis, restaurantes, postos de gasolina, vinícolas, lojas francas, agências de viagens e operadoras de turismo, entidades culturais, empresas de comunicação, setores públicos, ONGs, e outros. Juntamente com Guias de Turismo, Tecnólogos em Gestão do Turismo, Bacharéis em Produção e Política Cultural e outros profissionais devidamente cadastrados na Embratur, os monitores poderão formar grupos de trabalhos para interagir com os setores ligados ao turismo e a cadeia produtiva enoturística santanense e, a partir daí, organizar eventos, receber, acompanhar e monitorar visitas para grupos de terceira idade, grupos específicos, entidades empresariais, categorias profissionais em datas comemorativas de suas classes, associações de desportos, entretenimento e aventuras, bem como outras oportunidades de turismo relacionadas ao roteiro da Ferradura dos Vinhedos.

Inscrições e cronograma

  • Preenchimento de formulário eletrônico pela internet até o dia 16 de julho de 2015.
  • Entrega de documentos na Secretaria da Unipampa – Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro – Santana do Livramento RS Brasil, até o dia 16 de julho de 2015.
  • Homologação das inscrições: dia 17 de julho de 2015.
  • Divulgação das inscrições homologadas: até o dia 20 de julho de 2015.
  • Início do Curso: dia 20 de julho de 2015.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail avelarfortunato@unipampa.edu.br.
O plano de ensino da disciplina está disponível neste link.