Início > Curso sobre gestao do desenvolvimento inclusivo abre inscricoes em alegrete
Data de Publicação 03/05/2016 - 11:21 Atualizado em 03/05/2016 - 15:56 1608 visualizações

Curso sobre Gestão do Desenvolvimento Inclusivo abre inscrições em Alegrete

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Estão abertas as inscrições para o curso A Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola – EaD. A atividade é promovida pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através do Campus Alegrete, tem carga horária total de 80 horas, 25 vagas e acontece em junho. O público-alvo da capacitação são profissionais da Educação Básica que atuam em escolas públicas no município de Alegrete. Os interessados devem acessar este link e preencher o formulário.

De acordo com a intérprete de libras da Unipampa, Roberta Messa, o objetivo do curso é proporcionar aos professores cursistas espaços de discussão e construção de conhecimentos relativos à gestão da prática inclusiva em suas escolas.

“A proposta surgiu pela crescente demanda dos profissionais que trabalham no âmbito educacional e buscam espaços de formação continuada ligados à perspectiva da Educação Inclusiva. Pretendemos discutir as possibilidades e os limites das práticas pedagógicas voltadas ao acesso e a aprendizagem plena dos sujeitos que constituem o espaço escolar”, conta ela.

A atividade reservará uma cota de vagas para professores e o restante ficará disponível para outros profissionais. Nas vagas para professores terá prioridade quem possuir aluno incluído, comprovando através de documento fornecido pela equipe diretiva da escola. No resto das vagas, a prioridade será para aquele que for monitor de aluno incluído. As demais serão preenchidas através da ordem de inscrição.

“O curso será desenvolvido na modalidade Ensino a Distância, através do ambiente Moodle, facilitando o acesso aos materiais e a interação com os cursistas. O primeiro encontro será presencial e os demais encontros serão EaD. Os alunos selecionados que não realizarem as tarefas no tempo estipulado serão excluídos, abrindo vaga para os suplentes”, antecipa a intérprete.

Programa

Módulo I – Introdução e Fundamentação Aula Inicial: Roda de Conversa História da Inclusão; Conceito e características e trajetória da inclusão escolar; Legislação e Políticas Públicas voltadas à Inclusão no Brasil.

Módulo II – Inclusão Social e Diversidade; Igualdade – direito de todos; Conceitos de Inclusão Social e Diversidade; Inclusão ou integração na escola.

Módulo III – Planejamento Inclusivo – Princípios do planejamento inclusivo na escola; Metodologias de ensino aplicadas a pessoas com deficiência; AEE – Conceito, estrutura e finalidade.

Módulo IV – Metodologia e produção do trabalho final - Fundamentos metodológicos; Elaboração de um relato de experiência que subsidiará a produção de uma revista digital.

02/05 a 15/05 - Período de inscrições via internet

16/05 a 20/05 - Período de organização do processo seletivo