Início > Definida programacao do 8o siepe
Data de Publicação 11/11/2016 - 11:52 Atualizado em 17/11/2016 - 15:43 3993 visualizações

Definida a programação do 8º Siepe

O evento acontece entre os dias 22 e 24 de novembro no Campus Uruguaiana
Por Franceli Couto Jorge

Já está disponível para a comunidade acadêmica a programação do 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento, que discutirá renovação do conhecimento com inovação, será realizado no Campus Uruguaiana entre os dias 22 e 24 de novembro. Nesta edição, o Siepe teve aproximadamente 2400 inscritos.

A manhã do primeiro dia de atividades será destinada ao credenciamento dos participantes. Os interessados também poderão visitar o Planetário, localizado no Laboratório 425. A cerimônia de abertura ocorrerá às 13h30, no Salão de Atos. Logo após, será realizada a primeira palestra do evento, com o tema “Pesquisa e Desenvolvimento sobre a ótica da Internet Industrial”. A temática será apresentada pelo coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Unisociesc, Marcelo Teixeira. A palestra “Dialética do conhecimento na contemporaneidade: extensão, pesquisa e ensino” será ministrada pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC, professor Daniel Panssareli, às 18h30 do dia 22 de novembro.

Na quarta-feira, 23, o evento contará com mais duas palestras. Às 11h30, a professora da Unipampa, Diana Salomão de Freitas, abordará “Os desafios da docência frente a(s) crise(s) socioambiental(is)”. Às 17h45, o tema “Metodologias ativas aplicadas à engenharia”, será apresentado por Marcelo Teixeira. A palestra de encerramento, na quinta-feira, 24, discutirá “Metodologias Ativas no Ensino Superior”. O palestrante será o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paulo Marcondes.

Nos dias 22 e 23 de novembro, serão ofertados os minicursos e oficinas. Já as sessões orais e de pôsteres, assim como, a visitação ao Planetário estão programadas para os três dias de evento. A premiação seguida da cerimônia de encerramento está marcada para as 14h. Confira a programação completa e o local de cada atividade no site do evento.

O vice-reitor da Unipampa, professor Maurício Aires Vieira, reforça o convite a toda a comunidade para participar do evento em sua plenitude. “É um momento, neste ano, importante de trabalharmos a pesquisa, a extensão e nos aproximarmos de trabalhos que estão sendo desenvolvidos em toda a Universidade”, afirma. Vieira diz, ainda, para que os participantes façam do Siepe um momento de reflexão na perspectiva de ampliar trabalhos e eventos dessa natureza na Instituição.