Início > Desafio da engenharia reunira 20 equipes de oito escolas de bage
Data de Publicação 21/08/2017 - 15:36 Atualizado em 21/08/2017 - 15:36 2067 visualizações

Desafio da Engenharia reunirá 20 equipes de oito escolas de Bagé

A competição é voltada a estudantes do Ensino Médio
Por Franceli Couto Jorge

O Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharias, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promove, no dia 1º de setembro, a terceira edição do Desafio da Engenharia. O evento ocorre no Campus Bagé, paralelo à programação da Feira de Ciências. A competição é voltada aos alunos do Ensino Médio das escolas de Bagé, que devem elaborar um carro movido a reações químicas ou físicas. O veículo que percorrer a distância de 12 metros em menos tempo será o vencedor da competição.

Dentre os objetivos do Desafio da Engenharia está a aproximação entre o Ensino Superior e as escolas de Ensino Médio de Bagé; estimular a criatividade e inovação; incentivar o trabalho em equipe. Além disso, aumentar o contato entre os estudantes do Ensino Médio e as disciplinas dos cursos de Engenharias da Unipampa. Nesta edição, participam do desafio 20 equipes de oito escolas de Bagé.

Durante o desenvolvimento dos protótipos, cada equipe inscrita receberá auxílio dos membros do grupo PET Engenharias. Os petianos têm a função de explicar os princípios químicos e físicos e auxiliar na parte técnica, porém, deixando para os participantes as tomadas de decisão, bem como as tarefas criativas e executivas relativas ao projeto.

Regulamento

Conforme o regulamento do Desafio da Engenharia, no dia da competição, um pôster deve ser apresentado com o veículo.  O pôster deve descrever como é o funcionamento do carro e as etapas de como foi construído.

Quanto ao carro, ele precisa ser movido por qualquer tipo de energia, exceto pilhas e baterias, e a tecnologia deverá ser desenvolvida pelos integrantes de cada equipe. Cada carro terá duas oportunidades para percorrer a distância de 12 metros, no tempo máximo de três minutos. Os veículos serão avaliados de acordo com os critérios de autenticidade; tecnologia aplicada; sustentabilidade e desempenho.

Premiação

O Desafio da Engenharia terá premiações para duas categorias: corrida e pôster. Os discentes vencedores do primeiro lugar, na categoria Corrida de Carrinhos, receberão tablet; medalha e certificado. Já o professor vencedor, na mesma categoria, terá direito a uma viagem para Minas do Camaquã com estadia no Hotel Bellamina e uma refeição no local, com direito a acompanhante.

Na categoria Pôster, os discentes que obtiverem o primeiro lugar receberão uma bolsa de estudos em curso de inglês; medalha e certificado. Já o docente vencedor nessa categoria, será premiado com um jantar na Churrascaria Grande Cinturão, com direito a acompanhante.

Para mais informações, acesse: https://goo.gl/KE2EGD.