Início > Dicas úteis para gerir receitas e despesas são abordadas em curso de educação financeira
Data de Publicação 01/10/2015 - 12:02 Atualizado em 01/10/2015 - 12:02 1916 visualizações

Dicas úteis para gerir receitas e despesas são abordadas em curso de Educação Financeira

Uso inteligente do cartão de crédito e cultivo do hábito de poupança estão entre as recomendações
Por Heleno Rocha Nazário

Quem guarda, sempre tem. Tempo é dinheiro. Diversas fórmulas da sabedoria popular abordam a questão de como adquirir e de que forma empregar o dinheiro. Mesmo assim, na prática, é comum que as pessoas não consigam gerir bem seus recursos. A melhoria dos hábitos financeiros é um dos objetivos do curso de Educação Financeira, oferecido anualmente no Campus Santana do Livramento da Universidade Federal do Pampa e coordenado pelo professor Thadeu José Francisco Ramos.

A oferta do curso começou em 2013. Segundo o professor Thadeu Ramos, aproximadamente 90 pessoas, contando a turma atual, participaram das edições. O público beneficiado pelas aulas são alunos do campus e pessoas da comunidade externa. As atividades da edição atual começaram no dia 15 de setembro e seguem até o dia 3 de novembro.

O professor Ramos destaca a diversidade de faixas etárias como fator relevante para a troca de saberes. Os mais jovens, que começam a cuidar do seu próprio dinheiro, são os mais numerosos. Esse público acaba ouvindo, e aprendendo também, com as histórias de vida dos colegas mais experientes. E as mais diversas situações do cotidiano servem de exemplos para a explicação de conceitos básicos da Economia, com foco em práticas para melhorar a administração dos recursos.

A principal dificuldade observada pelo coordenador do curso é o descuido no uso do cartão de crédito. “As pessoas receberam a oportunidade dessa inovação e acabaram se perdendo”, analisa o professor Thadeu. Não pagar o valor integral da fatura pode gerar um forte endividamento, por conta dos juros acima dos 300% ao ano no crédito rotativo. O professor aponta a falta de uma cultura de poupança e de planejamento financeiro como um problema comum no país.

Uma das ferramentas usadas no curso é a criação de um orçamento doméstico, no qual se registram as rendas e os gastos. Outras propostas de hábitos novos para as finanças domésticas são trabalhadas a partir desse documento, que pode ser montado com caneta e papel ou planilha eletrônica.

Dicas rápidas para melhorar a administração de recursos

O professor Thadeu Ramos repassa algumas dicas úteis para quem quer começar a controlar o uso do dinheiro. Orçamento doméstico, controle dos gastos desnecessários e o uso consciente do cartão de crédito estão na lista.

- Montar um orçamento doméstico, anotando as despesas e as receitas mensais. Esse exercício ajuda a identificar o uso atual do dinheiro e a planejar as atividades futuras, sejam elas a solução de dívidas, a aquisição de bens ou investimentos.

- Controlar os gastos por impulso. Isso pode ser feito ao parar para pensar na real necessidade de adquirir algum item.

- Usar de forma inteligente o cartão de crédito. Isso inclui prestar atenção ao total de compras parceladas, gastar apenas o que couber no orçamento e, especialmente, pagar o valor integral da fatura. Essas atitudes ajudam a evitar o crédito rotativo, que é oferecido com juros muito altos.

Adquirir o hábito da poupança é outra recomendação trabalhada no curso. O professor Thadeu Ramos destaca as metas indicadas em sala de aula para a construção desse novo costume.