Início > Divulgado edital para o processo seletivo complementar do curso de medicina
Data de Publicação 04/02/2017 - 01:55 Atualizado em 15/02/2017 - 14:31 4006 visualizações

Divulgado edital para o processo seletivo complementar do Curso de Medicina

Inscrições iniciam em 09 de fevereiro
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou na tarde desta sexta-feira, 03, o Edital nº 34 de 2017 que coordena o processo seletivo complementar para o curso de Medicina, oferecido no Campus Uruguaiana. A partir do dia 09 de fevereiro poderão se inscrever exclusivamente candidatos das 28 cidades incluídas no Instrumento de Inclusão Regional através da Resolução nº 166/2017 do Conselho Universitário da Unipampa. Os estudantes que já efetuaram sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 não precisarão refazê-las e concorrerão normalmente com os demais, assim como os candidatos das outras 16 cidades que fazem parte do Instrumento continuarão beneficiados com o bônus na nota do Enem. O processo seletivo complementar está sendo oferecido em função de uma decisão da Justiça Federal.

As inscrições deverão ser feitas, no período de 09 a 15 de fevereiro, no site do Sisu Unipampa, informando o resultado obtido no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Os candidatos que se inscreverem no processo seletivo complementar concorrerão as vagas da ampla concorrência, assim como os já inscritos. Para se enquadrar no Instrumento de Inclusão Regional, o estudante deve ter completado o ensino médio ou comprovar moradia há mais de três anos nos municípios gaúchos de: Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Encruzilhada do Sul, Garrunchos, Herval, Hulha Negra, Lavras do Sul, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São Francisco e São José do Norte. No ato da matrícula o candidato terá que atestar essas informações.

A lista de classificação deve ser divulgada, no site do Sisu Unipampa, no dia 20 de fevereiro e será gerada a partir das notas dos candidatos inscritos para o curso de Medicina no Sisu 2017 na modalidade ampla concorrência e das notas dos candidatos inscritos neste processo seletivo complementar, segundo a ordem decrescente das médias dos resultados do Enem.

Os selecionados devem efetuar a matrícula nos dias 24 de fevereiro, 02 ou 03 de março, das 8h às 14h.

Instrumento de Inclusão Regional

O Instrumento de Inclusão Regional é válido apenas para o curso de Medicina, ofertado pelo Campus Uruguaiana. Com ele, o candidato terá um acréscimo de 20% na nota obtida no Enem, em 2016, se tiver cursado todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais dos municípios das mesorregiões Sudoeste e Sudeste do Rio Grande do Sul. Aqueles que concluíram o ensino médio através do Enem, exame supletivo ou equivalente, deverão comprovar residência em algum dos municípios de abrangência do Instrumento nos três primeiros anos que antecedem a sua candidatura ao curso de Medicina.

Documentos Relacionados:

Edital nº 34/2017 - Edital complementar ao Edital nº 22/2017 - Processo Seletivo Complementar para Ingresso no Curso de Medicina

Resolução nº 166/ 2017 - Altera o Instrumento de Inclusão Regional

Resolução nº 156/ 2017 - Instrumento de Inclusão Regional