Início > Divulgados editais para processo seletivo complementar e reopcao de curso
Data de Publicação 14/04/2016 - 14:44 Atualizado em 03/05/2016 - 16:43 6345 visualizações

Divulgados editais para Processo Seletivo Complementar e Reopção de Curso

Inscrições iniciam na próxima segunda-feira, 18
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou, nesta semana, os editais para o Processo Seletivo Complementar e a Reopção de Curso, ambos para ingresso no segundo semestre letivo de 2016. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira, 18, e seguem até dia 6 de maio, às 12h. São mais de 250 vagas em cada processo seletivo para mais de 40 cursos de graduação.

As inscrições devem ser feitas por meio do endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/psc, mediante preenchimento de formulário, disponível no link “Inscrições Online”. O candidato receberá um e-mail de confirmação  enviado para o endereço eletrônico informado no formulário. Caso a notificação não ocorra no prazo de 24 horas, o candidato deverá conferir a inscrição na Área do Candidato ou através do e-mail dda@unipampa.edu.br. Após realizar a inscrição no sistema, o concorrente deve encaminhar a documentação necessária à Secretaria Acadêmica do Campus.

O resultado provisório está previsto para ser divulgado em 20 de maio. Os candidatos selecionados deverão, no período de 30 a 31 de maio de 2016, confirmar o interesse na vaga por meio do endereço www.unipampa.edu.br/portal/psc ou procurar auxílio na Secretaria Acadêmica da Unidade Universitária do curso pretendido. A não confirmação no período estipulado implicará a perda da vaga, sem possibilidade de reclassificação. Entre os dias 1º de junho e 29 de julho de 2016, os candidatos classificados como suplentes poderão ser chamados até o esgotamento da lista de suplentes, de acordo com o Calendário Acadêmico 2016.

Processo Seletivo Complementar: modalidades

O Processo Seletivo Complementar da Unipampa possui três modalidades: reingresso, transferência voluntária e portador de diploma. São 287 vagas ofertadas em 44 cursos de graduação, distribuídos em nove campi. A seleção possui taxas diferenciadas para inscrição. Para as modalidades de reingresso e transferência voluntária, a taxa é de R$ 10, já para os portadores de diploma, a inscrição possui taxa de R$ 50.

O Reingresso é destinado aos ex-alunos da Unipampa em situação de abandono ou cancelamento de curso há menos de dois anos. O reingresso somente poderá ocorrer no curso no qual o candidato esteja em situação de abandono.

A Transferência Voluntária é a forma de ingresso de discentes regularmente matriculados ou com matrícula trancada em cursos de graduação de outra Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada, e que desejam transferir-se para a Unipampa. A transferência voluntária deverá ocorrer no mesmo curso de origem do candidato ou na mesma área de conhecimento, caso a Unipampa não ofereça o curso.

A forma de ingresso para diplomados por Instituições de Ensino Superior do Brasil ou para graduados que tenham obtido diploma no exterior, desde que este tenha sido revalidado na forma da lei, é denominada Portador de Diploma. Nesta modalidade, os portadores de diploma podem concorrer a qualquer curso, independente da área na qual foram graduados.

Para mais informações, acesse o Edital nº 77/2016.

Reopção de curso: mobilidade acadêmica

A Reopção é a forma de mobilidade acadêmica na qual o discente regularmente matriculado ou com matrícula trancada em um curso de graduação da Unipampa pode transferir-se para outro curso ou turno de graduação da mesma Instituição.

Há oferta de vagas para 43 cursos de graduação, distribuídos em todas as Unidades Universitárias da Unipampa. Número de vagas em cada curso, documentação necessária e outras informações estão disponíveis no Edital nº 76/2016.