Início > Documentário e sessão de debate refletem sobre o brincar da criança brasileira
Data de Publicação 09/10/2015 - 17:01 Atualizado em 09/10/2015 - 17:02 2419 visualizações

Documentário e sessão de debate refletem sobre o brincar da criança brasileira

Evento ocorre no dia 17 de outubro, às 16h, no auditório do Campus Jaguarão
Por Heleno Rocha Nazário

Talvez uma das experiências mais marcantes do ser humano seja a brincadeira. O contato com o outro, a percepção do ambiente e do próprio corpo e a criatividade integram, ou deveriam integrar, essa parte da vida infantil. O documentário “Território do Brincar”, realizado pela educadora Renata Meirelles e seu marido, o documentarista David Reeks, expõe esses aspectos realçados pelas nuances culturais de diferentes regiões do Brasil. O filme será apresentado e debatido no dia 17 de outubro, sábado, às 16h, no auditório do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com a presença dos dois realizadores.

Após a exibição, haverá debate sobre o documentário e o brincar, com mediação da professora Carla Rabelo, do bacharelado em Produção e Política Cultural. O evento de extensão universitária fornecerá certificado de participação, é aberto à comunidade em geral e tem entrada gratuita.

Cartaz com fundo amarelo. à esquerda, as informações já constantes do texto, com um selo indicando que a entrada é gratuita, e em seguida a capa do documentário território do brincar.

O filme produzido por Meirelles e Reeks registrou a “cultura do brincar”, percorrendo várias cidades brasileiras, incluindo Jaguarão, e foi lançado em maio deste ano. O resultado de 21 meses de estrada pelo país integra o projeto Território do Brincar, que concentra diferentes produções sobre a criatividade das atividades lúdicas. As dinâmicas das brincadeiras, os sentidos, as palavras e as risadas dos pequenos brasileiros em cidades grandes, comunidades rurais, indígenas e quilombolas, no interior e no litoral estão guardadas em textos, fotos, áudios e vídeos.

Quem despertou a curiosidade acerca do documentário e do projeto pode buscar mais informações no site: www.territoriodobrincar.com.br