Início > Enem e oportunidade para ingresso na unipampa em 2017
Data de Publicação 01/11/2016 - 10:00 Atualizado em 06/11/2016 - 22:18 2437 visualizações

Enem é a oportunidade para ingresso na Unipampa em 2017

Por Franceli Couto Jorge

Nos dias 5 e 6 de novembro, mais de 8 milhões de brasileiros irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Rio Grande do Sul, são aproximadamente 420 mil inscritos. Os resultados do Enem podem ser utilizados com diferentes objetivos, entre eles destacam-se: a certificação no nível de conclusão do Ensino Médio e o acesso à Educação Superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Muitas Instituições de Ensino Superior utilizam-se, apenas, da nota obtida no Enem para realizar sua seleção. É o caso da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que possui dez campi localizados na Mesorregião Metade Sul – Sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, com cinco campi na fronteira com a Argentina e o Uruguai. O ingresso nos mais de 60 cursos ofertados pela Instituição conta com vagas reservadas às políticas de ações afirmativas, o que favorece a igualdade de acesso e a diversidade cultural.

A Unipampa possui dez anos de atividades e oito de fundação. Apesar de ser uma instituição jovem, oferece aos egressos a possibilidade de continuidade dos estudos por meio dos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. São cerca de 40 especializações, 15 mestrados e três doutorados. Além disso, por meio da Diretoria de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais, promove aos estudantes intercâmbios internacionais, através de programas como Ciência sem Fronteiras, Santander de Bolsas Ibero-Americanas, de mobilidade acadêmica entre Universidades do Brasil e da Colômbia (Bracol), entre outros.

Para ingressar na Unipampa, que é uma universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, é indispensável que o candidato inscrito para o Enem preste o exame.

Fique atento(a) às dicas que preparamos para você:

• A abertura dos portões das escolas onde o Enem será aplicado ocorre às 12h e o fechamento às 13h. O início das provas acontece às 13h30, conforme horário oficial de Brasília;
  • Cada participante deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta. Além disso, o candidato deve portar documento de identificação original com foto válido – conforme especificado no Edital, e Cartão de Confirmação da Inscrição;
  • São documentos de identificação válidos: cédulas de identidade (RG); identidade para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes; carteira de trabalho e previdência social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com fotografia; identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703/2006; e, certificado de dispensa de incorporação;
  • No primeiro dia de aplicação do Enem, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O exame tem duração de 4 horas e 30 minutos;
  • No segundo dia de aplicação do Exame, as questões serão das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias. O tempo para realização do Enem, neste dia, é de 5 horas e 30 minutos.

Para consultar o local da prova, acesse a Página do Participante.

Para conhecer os cursos de graduação ofertados pela Unipampa, acesse o portal da Instituição.