Início > Engenharia de agrimensura obtem conceito 4 em avaliacao do mec
Data de Publicação 04/09/2017 - 17:55 Atualizado em 11/09/2017 - 08:08 3553 visualizações

Engenharia de Agrimensura obtém conceito 4 em avaliação do MEC

Por Sofia Viero Sorgetzt

O curso de Engenharia de Agrimensura do campus Itaqui da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) obteve o conceito 4, em uma escala cujo máximo é 5, na avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação in loco ocorreu entre os dias 23 e 26 de agosto.

A avaliação levou em conta a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura. De acordo com o coordenador do curso, professor Marcelo Jorge, o conceito obtido foi fruto de um trabalho coletivo que envolveu esforços de toda a comunidade acadêmica, destacando a participação dos docentes e estudantes.

A obtenção do conceito 4, considerado muito bom na escala do MEC, coloca o curso de Engenharia de Agrimensura da Unipampa oficialmente entre um dos melhores do Brasil num universo de 23 cursos de Engenharia de Agrimensura e/ou Cartográfica existentes no país. Conforme o coordenador, Marcelo Jorge, o objetivo a partir de agora é trabalhar em melhorias para alcançar o conceito máximo na próxima avaliação do curso.

Sobre o curso

O curso de Engenharia de Agrimensura da Unipampa habilita os acadêmicos a atuarem  na descrição, definição e monitoramento do espaço físico, além da criação, organização, preservação e atualização de arquivos de informações geográficas e/ou topográficas. As disciplinas ofertadas proporcionam ao aluno capacidade para atuar no mercado de trabalho e desenvolver novas tecnologias através de pesquisa. O Engenheiro Agrimensor atua com profissionais de outras áreas do conhecimento como a Geofísica, Oceanografia, Engenharia Civil, Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal entre outras, aumentando assim a oferta de mercado de trabalho.

As atividades do curso de Engenharia de Agrimensura da Unipampa iniciaram no ano de 2012, tendo os primeiros egressos ao final de 2016. O curso evolui muito desde a sua criação, tendo hoje um corpo docente consolidado e com infraestrutura para atender as atividades acadêmicas desenvolvidas. O curso recebe anualmente acadêmicos oriundos de todas as regiões do Brasil.

Por ser único no interior do Rio Grande do Sul, o curso de Engenharia de Agrimensura da Unipampa tem um papel singular no desenvolvimento da Fronteira Oeste do estado.

• Selo com a borda circular em dourado com o número 4 no meio também em dourado sobre um fundo em degradê em verde e branco onde se vê, à direita, escrito em letras verdes o texto: "Curso de Engenharia de Agrimensura do Campus Itaqui recebe conceito 4 em avaliação do MEC".
      Curso de Engenharia de Agrimensura obtém conceito 4 em avaliação do MEC