Início > Node > PALESTRA: Ações Afirmativas no Ensino Superior e Racismo Institucional

PALESTRA: Ações Afirmativas no Ensino Superior e Racismo Institucional

Datas: 
Jue, 16/05/2019 - De 13:30 hasta 16:00
Detalhes: 

Palestra com a Profª Giorgina Lima da UFPEL, apresentando uma visão geral sobre as ações afirmativas e o racismo institucional no âmbito do ensino superior, incluindo aspectos conceituais, históricos e legais.

O desenvolvimento dessa formação  é uma parceria entre a CAF  e a PROGRAD e teve como meta inicial contribuir com as ações de formação para a melhoria da prática docente. A partir de um levantamento institucional realizado pela PROGRAD, os docentes indicaram a necessidade de formação que abordassem temas relacionados à diversidade na educação, tais como questões étnico-raciais, de gênero, cotas, LGBT, pessoas com deficiência, etc.

Além dos apectos conceituais, a palestra abordará aspectos operacionais no sentido de como materializar esses conceitos na prática pedagógica do professor, no cotidiano da sala de aula universitária; subsidiar o professor sobre como lidar com situações de racismo, encaminhamentos possíveis diante de um caso, postura do professor frente a situações em sala de aula, entre alunos, na relação professor x aluno, etc.

A palestra será transmitida por webconferência aos demais campi da universidade, por inscrição até 14/05 (terça-feira) 

Organização do evento: 
CAF E PROGRAD
Local: 
Sala 3101 do Campus Bagé