Fórum de Pró-reitores de Graduação debate saberes docentes e práticas pedagógicas no Ensino Superior
Nos dias 3 e 4 de agosto, o Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, em Bagé, recebeu, para o Fórum de Pró-reitores de Graduação (Forgrad) da Região Sul, docentes de diversas universidades para debater o cenário atual do Ensino Superior no Brasil. O tema desta edição foi “Saberes docentes e práticas pedagógicas no Ensino Superior”.
Segundo a coordenadora do Fórum, a pró-reitora acadêmica da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) Virgínia Paiva Dreux, “a finalidade do evento é congregar as instituições de Ensino Superior brasileiras para promover a melhoria da qualidade da graduação”. Além disso, o Fórum busca “debater formas para aumentar o número de discentes, políticas de inclusão e diminuição da evasão na Educação Superior”, explicou.
Durante a abertura do evento, o secretário da Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, reafirmou a instalação do , assunto abordado pelos reitores da Urcamp e da Unipampa, respectivamente, Lia Quintana e Marco Hansen, e com o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, na noite de quarta-feira, 2. Para Barone, o projeto irá impulsionar o desenvolvimento regional por meio do uso das potencialidades locais, a partir do envolvimento das instituições de Ensino Superior.
A abertura do evento contou com a presença do reitor da Unipampa, Marco Hansen; da reitora da Urcamp, Lia Quintana; da coordenadora do evento, Virgínia Paiva Dreux; do reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), José Carlos Carles de Souza; do pró-reitor de Graduação e Assuntos Acadêmicos da Universidade Mackenzie e presidente do Forgrad Nacional, Cléverson Almeida; e do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Barone.
Conferência de abertura e mesas de discussão
A conferência de abertura versou sobre a renovação curricular da graduação, assunto apresentado pelo secretário da Sesu/MEC, Paulo Barone. Além de defender a modernização do currículo acadêmico, o secretário falou do importante papel de liderança que cada graduado tem na sociedade. Segundo Barone, o acesso à educação ainda é pequeno no Brasil, mas está crescendo gradualmente. Por esse motivo, o secretário acredita que os currículos acadêmicos devem ser adaptados para atender essa nova demanda. Outra questão apontada por Barone é a internacionalização do ensino que, de acordo com ele, deve ser prevista no currículo.
No primeiro dia de evento, foram realizadas as mesas de discussão. A primeira delas debateu a temática “Saberes docentes e práticas pedagógicas na educação superior” com a participação dos professores Flávia Costa (UCS) e Sidinei da Silva (Unijuí), mediada pela professora Talamira Brito (UESB). A segunda mesa discutiu “Metodologias inovadoras/ativas”, com mediação do professor Miguel de Freitas Júnior (UEPG) e participação dos professores Daniel Sperb (Unilasalle), Giana Sebastiani (Unisc) e Moema Chatkin (UCPel); na sequência, o assunto abordado foi “Práticas pedagógicas para inclusão”, pelas professoras Zita Canuto (UCS), Vaneza Peranzoni (Unicruz) e Marta Borgmann (Unijuí), com mediação da docente Sandra Kopzinski (Feevale).
No segundo dia do Fórum, realizou-se a mesa de discussão “Formação superior x formatação”, conduzida pelo vice-reitor da Unipampa, professor Maurício Vieira, e pelo professor Guto Niche (Unilasalle), com mediação da professora Viviane Gentil (Urcamp). Dentre os assuntos abordados estiveram a formação superior no cenário que as Instituições de Ensino Superior estão perpassando na atualidade, a internacionalização, as políticas educacionais e o processo de fixação/permanência do aluno no Ensino Superior.
Fórum encerra com a elaboração da Carta de Bagé
Após os dois dias de atividades, o Fórum de Pró-reitores de Graduação da Região Sul encerrou com a elaboração da Carta de Bagé. O documento contém um resumo dos temas abordados durante o evento, além de sugestões que serão expostas no Forgrad Nacional, que será realizado no período de 31 de agosto a 2 de setembro, na Universidade Mackenzie, em São Paulo.
Dentre os eixos temáticos estão assuntos como a flexibilização do currículo acadêmico, práticas pedagógicas, convergência entre educação presencial e a distância, uso de novas tecnologias no ensino da graduação, democratização do acesso ao Ensino Superior, interdisciplinaridade e integração entre graduação e pós-graduação.
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