Início > I forum permanente de cultura brasileira sera lancado amanha no campus sao borja
Data de Publicação 12/09/2017 - 12:54 Atualizado em 12/09/2017 - 13:00 2764 visualizações

I Fórum Permanente de Cultura Brasileira será lançado amanhã no Campus São Borja

Na ocasião, que contará com a presença da Deputada Federal Maria do Rosário, serão apresentados os 13 projetos e as 108 ações que compõem o Fórum
Por Emanuelle Tronco Bueno

Promover a cultura brasileira e sua diversidade foi o objetivo da equipe do Campus São Borja, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), ao idealizar o I Fórum Permanente de Cultura Brasileira da Unipampa. O Fórum será lançado amanhã, 13, às 19h, no auditório do Campus São Borja e contará com a presença da Deputada Federal Maria do Rosário. Na ocasião, será apresentado o plano de trabalho, o cronograma provisório das ações e a divulgação da campanha de comunicação. O plano de trabalho do I Fórum foi submetido ao Ministério da Cultura através de emenda parlamentar, sendo contemplado com R$ 100 mil. A Comissão Pró-Emenda foi formada pelas docentes Carmen Nogueira e Jaqueline Quadrado, pelos docentes Cesar Beras e Muriel Pinto, e o pelo discente Ewerton Ferreira.

Segundo o professor integrante da Comissão, Muriel Pinto, o I Fórum Permanente de Cultura Brasileira da Unipampa “foi fruto de um amplo trabalho coletivo entre a Unipampa e a comunidade local”, com o objetivo de criar uma articulação que promovesse a cultura brasileira a partir de projetos dos cursos de graduação, pós-graduação e do movimento estudantil do Campus São Borja. O Fórum divide-se em sete programas temáticos que compreendem 13 projetos e 108 ações, dentre essas estão: 32 oficinas; 5 seminários; 4 cursos de formação; 3 minicursos de formação; 2 rodas de conversa; 20 palestras; 16 sessões de cinema; 11 encontros de extensão; 7 livros/e-books; 4 eventos extra muros (simpósios, fóruns, congresso e shows); 2 lançamento de publicações; 2 trabalhos de campo.

O professor Muriel Pinto destaca, ainda, a grandiosidade da ação para o “amadurecimento acadêmico do campus de São Borja, visto que o plano de trabalho foi elaborado por várias mãos. Também cabe destacar que as ações foram pensadas para romper com as fronteiras sociais e culturais que perduram nesta região do Prata, trazendo a tona as diferenças sociais, culturais, políticas, através da comunhão de saberes entre as áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas”.

Neste segundo semestre de 2017, todas as atividades serão desenvolvidas de outubro a dezembro, mas as ações se estendem durante o primeiro semestre de 2018. Na ocasião de lançamento do Fórum, serão divulgados o Facebook e o site para a comunidade acadêmica ter acesso ao cronograma de cada ação. Os interessados nas atividades deverão se inscrever conforme prazo a ser divulgado para cada iniciativa. Todas as ações contarão com certificado de participação.

 

Informações úteis:

Evento: Lançamento do I Fórum Permanente de Cultura Brasileira Unipampa;

Data: 13/09/2017;

Hora: 19h;

Local: Auditório do Campus São Borja;

Assunto: apresentação do plano de trabalho, o cronograma provisório das ações e a divulgação da campanha de comunicação.