Início > Idiomas sem fronteiras oferece atividades de aprendizagem de lingua estrangeira
Data de Publicação 11/05/2018 - 13:01 Atualizado em 11/05/2018 - 14:29 1972 visualizações

Idiomas sem Fronteiras oferece atividades de aprendizagem de língua estrangeira

Cursos, palestras e clubes de conversação e leitura estão entre as propostas para este semestre
Por Aline Reinhardt da Silveira

O programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) oferece, ao longo deste semestre, programações voltadas para a aprendizagem de inglês, espanhol e francês. Estão disponíveis a toda a comunidade acadêmica desde aulas de idiomas e clubes de conversação, até palestras e sessões de cinema voltadas à aprendizagem de língua estrangeira.

Cursos de inglês

Há nova oferta de cursos de inglês para os campi Bagé, São Gabriel, Santana do Livramento e Uruguaiana. As inscrições ocorrem entre os dias 14 e 22 de maio pelo site do IsF. Os cursos são gratuitos, e para participar, o interessado deve ser discente, servidor ou parceiro da Unipampa e ter feito o teste de nivelamento do My English Online ou ter feito o TOEFL ITP. As aulas iniciam em 4 de junho, e haverá recesso de férias conforme o calendário acadêmico. Informações complementares podem ser solicitadas pelo e-mail isf.unipampa@gmail.com.

My English Online (MEO)

Interessados em realizar cursos de inglês pelo My English Online podem fazer inscrições no site do IsF. Está disponível curso de inglês acadêmico gratuito e online para discentes, servidores e parceiros da Unipampa, com finalização prevista para junho de 2019. O curso foi criado pela Cengage Learning com material da National Geographic. Ao todo, são cinco níveis, começando do básico. Ao se inscrever no MEO, o estudante faz um teste de nivelamento online e a partir dele é classificado para um dos cinco níveis.

Oportunidades de livre acesso

Ao longo do semestre também ocorrem diversas atividades abertas ao público e sem necessidade de inscrição:

• Convo Club in English at Campus Bagé: Clube de Conversação em Inglês, nas terças-feiras para falantes Intermediários e Avançados, e nas quartas para iniciantes. A atividade é organizada pelos English Teaching Assistants (ETAs), bolsistas norte-americanos que colaboram com o IsF. Os encontros ocorrem das 17h às 19h, na sala 2207 do Campus Bagé.
  • Secret Circle: Reading Literature Workshop: Também organizada pelos ETAs, a oficina de leitura em literatura ocorre nas quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, na sala 4103 do Campus Bagé.
  • Lecture: American Culture & Life: Palestra dos ETAs no Campus Dom Pedrito sobre Cultura Americana no dia 15 de maio.
  • Cine por la mañana: Sessões de cinema no Campus Bagé, voltadas à aprendizagem de espanhol. Na terça-feira, 17 de maio às 9h, na sala 4205, filme Julieta, de Almodóvar. Na quarta-feira, 25 de maio, às 9h, o filme La Novia, de Paula Ortiz, na sala 4204.

Atividades em andamento

Conforme a coordenadora do programa, professora Kátia Morais, outras atividades estão em andamento, mas as inscrições já se encerraram. Acontecem, no Campus Bagé, aulas de Francês Básico e de Espanhol Básico - Exames de Proficiência em Espanhol: familiarização, nas quartas e sextas-feiras ao longo de todo o semestre.

• Na imagem, cartaz com as fotos dos ETAs e informações sobre os dias das atividades citadas na matéria. Fonte: IsF
      Fonte: IsF Unipampa
    • Na imagem, cartas de divulgação de palestra em Dom Pedrito com fotos dos ETAs. Fonte: IsF
      Fonte: IsF Unipampa