Início > Ii forum regional em defesa da igualdade de genero acontece na quarta feira 26
Data de Publicação 21/09/2018 - 14:25 Atualizado em 24/09/2018 - 11:12 2040 visualizações

II Fórum Regional em Defesa da Igualdade de Gênero acontece na quarta-feira, 26

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A cada três mulheres, uma sofrerá violência de algum homem durante sua vida. Nas 500 maiores empresas do mundo, apenas 5% dos CEOs são mulheres. Os dados divulgados pela ONU Mulheres mostram que a desigualdade de gênero ainda é um grande problema a ser enfrentado pela sociedade. Com esse objetivo, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza o II Fórum Regional em Defesa da Igualdade de Gênero, no dia 26 de setembro.

O Fórum inicia às 9h30 com o minicurso “Diálogos com as Masculinidades: é possível”, na Biblioteca Municipal Dr. Otávio Santos, ministrado pela educadora nas oficinas de Escrita Criativa na Casa Pitanga, Giuliana dos Santos Bruni, e pela instrutora de yoga e thetahealer na Casa Pitanga, Cássia Rodrigues Gonçalves.

Durante a tarde, no Auditório do Campus Bagé, a partir das 15h30, acontece a roda de conversa: “Empoderamento Feminino e Novas Masculinidades”. A mediadora será a jornalista Eutalita Bezerra da Silva.

A partir das 18h30 será realizada a mesa-redonda: “Acolhimento e Efetivação dos Direitos das Mulheres Vítimas de Assédio”. A abertura será feita pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Nádia Fátima dos Santos Bucco,e em seguida o debate será levado pela representante do Comitê Gestor da ONG Feminista – Gênero, Justiça e Direitos Humanos de Porto Alegre, Maria Guaneci Marques de Avila e pela coordenadora do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento HeForShe. Também estará presente a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher do Município de Bagé, Carem Adriana Silva do Nascimento.

O evento é realizado pela Unipampa, através da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proext) em parceria com o Comitê Gaúcho Impulsor #ElesPorElas (HeForShe), Momentos Unipampa ElesPorElas, e apoio da Casa Pitanga e Themis Gênero Justiça Direitos Humanos.

Fórum debate igualde de gênero

O II Fórum Regional em Defesa da Igualdade de Gênero também terá extensa programação cultural. Acompanhe:

Estreia da Websérie “Mulheres que inspiram”.

Apresentação do episódio de abertura e da primeira de oito entrevistas com mulheres que inspiram e podem servir de inspiração para tantas outras.

Horário: 20h30.

Local: Campus Bagé.

 

Atelier de Expressões.

Espaço para desenvolvimento da criatividade e produção de arte no contexto da temática da igualdade de gênero.

Horário: Manhã: das 11h30 às 12h | Tarde: das 15h às 19h

Local: Manhã: Biblioteca Municipal Dr. Otávio Santos | Tarde: Campus Bagé

                                                                      

Exposição “Corpografias: mapeando o feminino”.

As obras apresentadas tratam das cartografias do corpo feminino a partir da perspectiva de violência e de medo que afeta o cotidiano das mulheres e do olhar que aponta a força e a resiliência delicada desses corpos.

Horário: das 15h30 às 20h30

Local: Campus Bagé

 

Exposição “Música: Uma Construção de Gênero”.

A reprodução da exposição problematiza a questão do machismo e da violência contra o gênero feminino na cultura popular brasileira.

Horário: das 15h30 às 20h30

Local: Campus Bagé

Tags: Extensão