Início > Inscricoes para auxilios do plano de permanencia iniciam em 4 de marco
Data de Publicação 29/01/2016 - 02:25 Atualizado em 04/04/2016 - 16:28 10275 visualizações

Inscrições para auxílios do Plano de Permanência iniciam em 4 de março

Programas de Alimentação, Moradia, Transporte, Apoio à Instalação e Auxílio-Creche fazem parte do edital
Por Aline Reinhardt da Silveira

Foi lançado o edital de inscrições e seleção ao Plano de Permanência da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O Plano de Permanência é voltado aos acadêmicos de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica e é composto pelos programas de Alimentação Subsidiada, de Moradia Estudantil, de Apoio ao Transporte, de apoio à Instalação Estudantil e do novo programa de Auxílio Creche. O edital nº 29/2016 prevê o processo seletivo para os programas e explica tanto sobre as regras quanto a documentação que deve ser observada e providenciada pelo candidato ao se inscrever nos programas.

As inscrições ocorrem de 4 de março a 12 de abril, e o processo seletivo ocorre de de 13 de abril a 25 de maio. A documentação deve ser entregue nos locais e horários definidos para cada campus nos dias 11 e 12 de abril. A divulgação final dos resultados está prevista para 13 de junho. Os beneficiários do Plano de Permanência poderão renovar os benefícios periodicamente, até o limite de dois semestres além da duração mínima do curso, enquanto o estudante preencher os critérios definidos em edital para a manutenção do benefício.

Os programas

Programa de Alimentação Subsidiada busca contribuir com as despesas provenientes da necessidade de refeição diária do aluno (valor mensal de R$65,00 onde há RU em funcionamento e de R$ 130,00 nas demais unidades). Nos campi onde está em funcionamento o Restaurante Universitário, os beneficiários do Plano de Permanência poderão acessar o RU com o valor da refeição totalmente subsidiado pela universidade.

Programa de Moradia Estudantil oferece duas modalidades, conforme a situação do campus no qual o aluno está matriculado: auxílio moradia de R$ 230,00 ou vaga na moradia estudantil. Também oferece duas modalidades o Programa de Apoio ao Transporte, com auxílio transporte de R$ 80,00 reais ou auxílio transporte rural de R$100,00.

Os estudantes ingressantes que vêm de regiões/municípios externos à cidade-sede do campus da Unipampa ao qual estão vinculados ou de zona rural pertencente ao município da respectiva unidade acadêmica, necessitando fixar residência na respectiva cidade-sede do campus, podem se inscrever para o Programa de Apoio à Instalação Estudantil, que oferece o benefício em parcela única de R$400,00.

Novidade nesta edição, o Programa de Auxílio-Creche traz auxílio financeiro aos estudantes de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos da rede pública de educação e que possuam filhos em idade de zero até cinco anos, 11 meses e 29 dias, no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) por filho por mês. O auxílio será repassado ao acadêmico que comprove ser pai ou mãe, e/ou que comprove ser responsável legal de criança dentro dos limites de idade estabelecidos.

Ao lançar o Plano de Permanência para 2016, o reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Hansen, destaca que o auxílio-creche “é de fundamental importância para que os estudantes que têm filhos possam se dedicar ainda aos estudos e, assim como os demais programas, contribuir para a diminuição da evasão e da retenção dos acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade”. O edital prevê que o benefício será repassado até o limite de três crianças por aluno, e se o pai e a mãe (ou os responsáveis legais) forem ambos acadêmicos da Unipampa, somente um poderá receber o benefício.

Mais detalhes sobre o Plano de Permanência e a lista completa de critérios, documentos e procedimentos da seleção podem ser conferidos no Edital 29/2016.