Início > Inscricoes abertas para cursos de ingles do programa idiomas sem fronteiras
Data de Publicação 26/06/2017 - 13:15 Atualizado em 09/07/2017 - 17:00 3962 visualizações

Inscrições abertas para cursos de inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras

Prazo de inscrição para primeira oferta encerra no dia 04 de julho
Por Franceli Couto Jorge

Estão abertas as inscrições para a primeira oferta de cursos de inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Podem participar discentes e servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que fizeram o TOEFL ITP (Test Of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program) ou o teste de nivelamento do My English Online (MEO).

As inscrições devem ser feitas até dia 04 de julho, às 12h, por meio do site http://isfaluno.mec.gov.br ou através do aplicativo IsF Aluno, disponível nas lojas Apple Store, Google Play e Microsoft. O resultado será divulgado em 06 de julho. As aulas iniciam dia 10 de julho nos campi Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel. Os cursos têm carga horária de 16 horas. Confira os dias, horários e locais desta oferta:

Campus Bagé

• Terças e quintas-feiras – Das 14h às 16h – Compreensão escrita: Estratégias – A2 (Palacete Pedro Osório);
  • Terças, quartas e quintas-feiras – Das 8h às 9h20 – Compreensão oral: Estratégias – A2 (reitoria – apenas para servidores);
  • Intensivo – De 10 a 14 de julho – Das 16h30 às 19h30 – Exames de proficiência: Familiarização – A2 (campus);
  • Intensivo – De 31 de julho a 04 de agosto – Das 18h30 às 21h30 - TOEFL ITP: Simulados – B1(campus).

Campus Dom Pedrito

• Segundas-feiras à tarde – Exames de proficiência: Familiarização – A2.

Campus Santana do Livramento

• Segundas-feiras à tarde – Diferenças Culturais – A2 ou Compreensão Oral: Estratégias – A2;
  • Sextas-feiras pela manhã – Exames de proficiência: Familiarização – A2;
  • Sextas-feiras à tarde – Compreensão escrita: Estratégias – A2.

Campus São Gabriel

• Intensivo – De 10 a 14 de julho – Das 18h30 às 21h30 – Exames de proficiência: Familiarização – A2 (campus);
  • Intensivo – De 17 a 21 de julho – Das 14h às 17h – Compreensão escrita: Estratégias – A2 (sede administrativa);
  • Intensivo – De 31 de julho a 04 de agosto – Das 18h30 às 21h30 – TOEFL ITP: Simulados – B1 (campus).

No segundo semestre de 2017, a Unipampa ofertará cinco cursos, totalizando 260 vagas. Confira a data das próximas edições:

Oferta 2

• Inscrições: De 24 de julho a 02 de agosto;
  • Resultado: 07 de agosto;
  • Início dos Cursos: 14 de agosto.

Oferta 3

• Inscrições: De 26 de agosto a 04 de setembro;
  • Resultado: 11 de setembro;
  • Início dos Cursos: 18 de setembro.

Oferta 4

• Inscrições: De 30 de setembro a 09 de outubro;
  • Resultado: 16 de outubro;
  • Início dos Cursos: 23 de outubro.

Oferta 5

• Inscrições: De 29 de outubro a 07 de novembro;
  • Resultado: 10 de novembro;
  • Início dos Cursos: 20 de novembro.

IsF amplia ações na Unipampa para mais idiomas

Além do inglês, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) prevê a oferta de cursos também nos idiomas espanhol, italiano, português como língua adicional, francês e alemão. O reitor da instituição, Marco Antonio Fontoura Hansen, assinou, recentemente, a Portaria nº 621, que nomeia os docentes da Universidade que atuarão como coordenadores pedagógicos em diferentes idiomas no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).

Segundo a coordenadora geral do IsF e coordenadora pedagógica do inglês, professora Kátia Vieira Morais, “esta medida é parte do recredenciamento do programa com duração prevista até 2020. Esta iniciativa do reitor é o pontapé inicial para o ensino de várias línguas nos diversos campi da Unipampa com objetivo de internacionalizar a universidade”.

Kátia afirma que o IsF “visa ampliar o entendimento das diversas culturas através do aprendizado de línguas para e da academia nos países de língua alemã, espanhola, inglesa, italiana, francesa e portuguesa”. O programa atua conjuntamente às iniciativas do Núcleo de Línguas Adicionais, projeto de extensão do Campus Bagé, coordenado pela professora Sara dos Santos Mota. Ainda conforme a coordenadora do IsF na Unipampa, estão sendo programadas ações para o segundo semestre voltadas às diversas línguas.

Foram nomeados:

• Coordenador pedagógico do Alemão: Prof. Dr. Geder Luis Parzianello;
  • Coordenadora pedagógica do Espanhol: Profa. Dra. Cristina Cardoso;
  • Coordenador pedagógico do Francês: Prof. Dr. Moacir Lopes de Camargos;
  • Coordenadora pedagógica do Italiano: Profa. Dra. Ana Lúcia Montano Boessio;
  • Coordenadora pedagógica do Português como Língua Adicional: Profa. Dra. Clara Zeni Camargo Dornelles.