Início > Inscricoes abertas para intercambio estudantil no mexico
Data de Publicação 20/05/2016 - 09:38 Atualizado em 20/05/2016 - 09:38 2387 visualizações

Inscrições abertas para Intercâmbio Estudantil no México

O Programa Bramex oferta uma vaga em universidade mexicana por seis meses
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou por meio do Edital nº 135/2016 a abertura de inscrições ao processo seletivo de discentes de graduação, que desejam se candidatar a uma vaga para estudar durante um semestre em universidade mexicana. O período de inscrições para o Programa de Intercâmbio Estudantil Bramex (Brasil-México) é de 20 de maio a 02 de junho de 2016.

Para a inscrição, o candidato deverá encaminhar a documentação solicitada no edital, obrigatoriamente em arquivo PDF, para o e-mail arinter@unipampa.edu.br. Podem concorrer os discentes que estejam regularmente matriculados na Unipampa, tenham nacionalidade brasileira e mais de 18 anos no momento da candidatura. Além disso, o estudante deve ter no mínimo 50% de aproveitamento do total das disciplinas ou créditos acadêmicos cumpridos, ter no mínimo média seis em seu histórico escolar com, no máximo, duas reprovações (por nota e/ou por frequência), não ter sido contemplado anteriormente em nenhum programa de bolsas de estudo de mobilidade internacional promovido pela Unipampa, e não estar cursando semestre de possível integralização curricular.

A vaga disponibilizada destina-se a Universidad Autónoma de Aguascalientes, que se compromete a oferecer hospedagem e alimentação para o estudante de intercâmbio em instalações próprias ou subvencionadas pela universidade, assim como, isenção de taxas, mensalidades, matrículas ou outras despesas semelhantes.

O Programa tem como principais objetivos fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica, criar novas frentes de colaboração e reciprocidade, fortalecer o intercâmbio bilateral e propiciar aos estudantes indicados a oportunidade de acesso a culturas estrangeiras, bem como contrastar com a experiência própria, adquirir uma visão mais rica e universalista da realidade e de promover uma maior integração entre Brasil e México.

A divulgação dos nomes dos alunos classificados na primeira etapa está prevista para dia 06 de junho. Os selecionados nesta fase deverão comparecer no dia 08 de junho para entrevista de avaliação de oralidade e escrita em língua espanhola. A classificação final será divulgada em 16 de junho e o início das aulas está previsto para final de julho ou início de agosto de 2016.

Para mais informações, acesse o Edital nº 135/2016.