Início > Inscricoes para o curso de letras na modalidade distancia iniciam na proxima segunda feira 22
Data de Publicação 16/01/2018 - 14:11 Atualizado em 29/01/2018 - 15:14 11709 visualizações

Inscrições para o curso de Letras na modalidade a distância iniciam na próxima segunda-feira, 22

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou, na segunda-feira, 15, o processo seletivo específico para o curso de graduação de Licenciatura em Letras – Português, na modalidade de educação a distância (EaD), para ingresso no primeiro semestre de 2018. São 150 vagas distribuídas entre os polos dos municípios de Alegrete, Jaguarão e Santana do Livramento.

As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira, 22, por meio do endereço eletrônico https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/. Para participar da seleção é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2009 e 2017. No momento da inscrição, o candidato deverá informar, além dos dados pessoais solicitados, o polo EaD pretendente e os resultados obtidos em um único ano do Enem. Além da ampla concorrência, o processo seletivo conta com reserva de vagas.

Para mais informações, leia o Edital nº 004/2018 e Edital nº 010/2018 (retificação).

• Inscrições: De 22/01/2018 a 16/02/2018;
  • Publicação da lista de selecionados e suplentes: 23/02/2018;
  • Matrícula dos candidatos selecionados: De 27/02/2018 a 28/02/2018;
  • Publicação da primeira chamada de suplentes (se houver): 02/03/2018;
  • Matrícula dos candidatos da primeira chamada de suplentes (se houver): Dias 06/03/2018 e 07/03/2018;
  • Publicação da segunda chamada de suplentes (se houver): 09/03/2018;
  • Matrícula dos candidatos da segunda chamada de suplentes (se houver): Dias 13/03/2018 e 14/03/2018.

Conheça o curso de Letras EaD da Unipampa

O curso de Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português é ministrado na modalidade a distância com polos presenciais nas cidades de Alegrete, Jaguarão e Santana do Livramento. A graduação possui carga horária de 3.240 horas e pode ser concluída em, no mínimo, quatro anos e, no máximo, em seis anos.

Voltado à formação de professores de língua portuguesa e literaturas na Educação Básica (ensino fundamental e médio), o curso também visa formar profissionais aptos a operar as tecnologias digitais e não digitais, já que a proposta pedagógica desta licenciatura está ancorada na concepção de letramento digital.

Os encontros presenciais estão programados para ocorrer no início e no fim de cada bimestre: uma aula presencial inaugural e uma aula presencial final, sendo que o segundo encontro será reservado para realização das avaliações. As atividades presenciais serão agendadas, preferencialmente, aos sábados pela manhã; as demais tarefas com os professores serão realizadas por meio de webconferência, videoaulas, dentre outros recursos.

Para saber mais, acesse o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras – Português.

Vantagens de estudar na modalidade a distância

Uma das principais vantagens de cursar uma graduação a distância é a flexibilidade. Os alunos podem organizar seus horários de estudos conforme sua disponibilidade, desde que atendam à progressão dos componentes curriculares e às datas agendadas pelos professores. Além disso, é possível escolher uma graduação sem sair do município onde reside.

Outro benefício é que o conteúdo e a interação estão sempre ao alcance dos alunos. O diploma vale o mesmo que o presencial e, no caso da Unipampa, o estudante ainda será graduado por uma universidade federal, sem pagar nada por isso.

A estudante Aline Benites conta que após 20 anos decidiu voltar a estudar. Fez o Enem no ano de 2016 e escolheu o curso de Letras EaD – Polo Jaguarão da Unipampa. Ela trabalha nos turnos da manhã e tarde e afirma que não queria ficar longe da família à noite, por isso, optou pela educação a distância. Assista ao depoimento de Aline sobre o curso:

• Banner de divulgação do Processo Seletivo Específico para o Curso de Graduação a Distância Licenciatura em Letras Português
      Processo Seletivo Específico para o Curso de Graduação a Distância Licenciatura em Letras Português - Inscrições de 22/01 até 16/02