Início > Integração marca edição dos jogos universitários 2015
Data de Publicação 20/05/2015 - 16:09 Atualizado em 26/06/2015 - 11:45 2629 visualizações

Integração marca a edição dos Jogos Universitários 2015

A terceira edição do evento contou com novas modalidades e mais atletas

A festa dos Jogos Universitários foi encerrada com muitos prêmios na noite de sábado, 16 de maio. Ao todo foram mais de 80 troféus, 370 medalhas e 600 alunos dos dez campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), assim como da comunidade geral prestigiando e participando do evento.

A 3ª edição dos Jogos Universitários durou quatro dias e contou com dez modalidades, nas categorias masculina e feminina. Dentre elas o futsal, basquete, basquete 3x3, vôlei de areia, vôlei de quadra, tênis de mesa, xadrez, lutas e handebol. O rugby apareceu pela primeira vez no evento. O time foi formado por jogadores dos campi São Borja, Alegrete, Bagé e Itaqui, que trabalham juntos em prol da Unipampa, visando campeonatos estaduais e nacionais. Os jogos ocorreram pela manhã, tarde e noite.

A proposta deste ano contou com uma grande equipe. Os acadêmicos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Serviço Social juntaram-se à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), responsável pela  organização do evento.

Quatro jogadores em pé treinam jogadas de rugby, em primeiro plano. Ao fundo da imagem, mais jogadores treinam avanço e defesa.

Foram 53 alunos voluntários responsáveis por fazer a cobertura jornalística e mais de 40 estudantes atuaram no atendimento diferenciado ao público nos locais de prova e alojamentos.

O acadêmico do curso de Jornalismo e membro da Comissão Organizadora, Marcus Sadok, explica como iniciaram os planejamentos. “Um mês antes de o evento começar, eu iniciei a organização da cobertura jornalística, um pilar entre muitos jogos”, afirma. Para o acadêmico, a participação do curso de Relações Públicas foi fundamental. Sadok ressalta, ainda, a realização do novo formato do PRAEC Informa. “Unificamos reportagens que seriam publicadas em momentos e formatos diferentes. Foi muito trabalhoso, mas o resultado foi incrível. Foram pequenas estratégias criadas que deram certo”, conta.

As redes sociais foram os destaques deste ano. Com todos os lances postados durantes os jogos, as equipes se dividiram em locais e repassavam instantaneamente as informações de cada modalidade. Foram mais de 10 mil fotos. A ‪#‎JogamosTodosJuntos também foi um grande sucesso, participando de centenas de perfis do público. “O trabalho quase que 24 horas por dia gerou um feedback de 3.500 visualizações apenas na primeira edição da cobertura, que foi completamente preparada em 20 horas. Em quatro edições, em cinco dias, batemos 13 mil visualizações nos vídeos, algo inédito e motivador. Tivemos muitas limitações técnicas por conta do deadline, pouca experiência de alguns voluntários, muito corajosos, e ao final, tudo isso gerou um produto que virou referência para ter informações de um evento tão grande e importante. Missão cumprida”, finaliza Sadok.

seis jogadores, três de cada time, jogam basquete em uma quadra de cimento; à esquerda , um jogador arremessa a bola rumo à cesta, enquanto os demais marcam seus adversários e o rumo da jogada

Integração

O público acadêmico que se fez presente conferiu uma grande festividade durante os jogos, nos dez alojamentos dispostos na cidade e nas alimentações no Restaurante Universitário. Entre os jogos, os estudantes ainda conferiram a Mostra Cultural, com os talentos dos próprios campi.

Para quem participou pela primeira vez, as recordações dos jogos ficarão marcadas pela receptividade e no caso de Marcelo Ross, 21 anos, acadêmico do 5º semestre de Engenharia Elétrica, na Unipampa, Campus Alegrete, também pelo título de Campeão Masculino de Futsal. “Muitos falavam do quanto era importante e legal, mas só fui ter a noção indo e participando, vendo a grandeza que é. Fui não apenas participar dos jogos, mas sim interagir, fazer novas amizades, conhecer a cidade, conhecer o Campus São Borja. O título de campeão masculino no futsal foi incrível. Todos estão de parabéns por ser o primeiro time de Futsal do Campus Alegrete a ganhar algo que jamais será esquecido, ainda mais contra o time da casa, onde existia uma pressão maior devido à torcida”, relata.

Confira abaixo as equipes campeãs:

Para mais informações sobre os Jogos Universitários, acesse a página do Facebook da Praec Unipampa.

Bianca Garcia Andrade para Assessoria de Comunicação Social