Início > Intercambio no exterior abertas inscricoes para programa de bolsas ibero americanas 2019
Data de Publicação 02/07/2019 - 11:58 Atualizado em 02/07/2019 - 13:13 6852 visualizações

Intercâmbio no exterior: Abertas inscrições para Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2019

Estudantes da Unipampa têm a oportunidade de concorrer a uma bolsa de 3 mil euros
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) disponibilizou, nesta terça-feira, 2, o Edital nº 259/2019 do Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação. Nesta edição, é ofertada uma vaga para intercâmbio de até seis meses, que poderá ser em universidade que esteja de acordo em receber o estudante aprovado pela Unipampa nos seguintes países: Argentina, Peru, Espanha, Chile, Colômbia, México, Porto Rico, Portugal ou Uruguai.

O intercâmbio deverá ocorrer no primeiro semestre de 2020. O valor da bolsa por estudante é de 3 mil euros, em depósito único, para custear despesas como transporte, hospedagem e alimentação durante a estadia no exterior.

Quem pode participar – O estudante interessado em participar deve estar matriculado na Unipampa, ter nacionalidade brasileira e mais de 18 anos no momento da candidatura e ter no mínimo 20% e no máximo 80% do curso concluído. Também deverá ter média mínima de 7,0 e possuir no máximo duas reprovações. A seleção também impede a candidatura de estudantes que são funcionários ou estagiários do Santander, que vá cursar semestre de possível integralização curricular (o estudante deverá cursas o intercâmbio e, após retornar, possuir componentes curriculares a serem cursados na Unipampa). Por fim, é exigido que o estudante não tenha sido contemplado em 2018 em nenhum programa de bolsas de estudo de mobilidade internacional de iniciativa do Grupo Santander ou bolsa Erasmus Mundus. Para os candidatos que desejarem estudar em universidades de língua espanhola, há a exigência de conhecimento de espanhol, a ser verificado em avaliação de oralidade por comissão.

Como participar – O primeiro passo é realizar a inscrição no site do Santander Universidades até 07 de agosto de 2019. Após, os estudantes devem encaminhar todos os documentos a seguir, em formato PDF, até 11 de agosto de 2019, para o e-mail daeinter@unipampa.edu.br: comprovante de inscrição, preenchido por meio do aplicativo Santander Universitário até o dia 07 de agosto; formulário de inscrição da Unipampa (Anexo 1 do Edital nº 259/2019); declaração da não contemplação em 2018 em programas de bolsas de estudo de mobilidade internacional das promotoras (Anexo 5 do Edital nº 259/2019); comprovante de nacionalidade brasileira; Currículo Lattes resumido com comprovantes; carta de motivação assinada (Item 6, alínea “f”, do Edital nº 259/2019); declaração assinada de experiência como bolsista e voluntário (Item 6, alínea “g”, do Edital nº 259/2019); Histórico Escolar da Unipampa; média das notas do acadêmico; declaração assinada pelo coordenador de curso com a porcentagem de conclusão do curso; e, um plano de estudos.

O Programa – Tem como principais objetivos fortalecer a internacionalização da atividade acadêmica, criar frentes de colaboração e reciprocidade, fortalecer o intercâmbio bilateral e propiciar aos estudantes indicados a oportunidade de acesso às culturas estrangeiras, realizando cursos em renomadas universidades. Pretende, ainda, contribuir para a consolidação do Espaço Ibero-Americano do Conhecimento.

Resumo das informações para anotar:

Inscrições no site Santander Universidades: até 7 de agosto de 2019

Envio da documentação para Daeinter/Unipampa: até 11 de agosto de 2019

Local para entrega de documentos: em PDF, para o e-mail daeinter@unipampa.edu.br

Detalhes no Edital nº 259/2019

• Fundo azul escuro. Mapa em relevo.