Início > Lancado edital para o programa de bolsas de iniciacao cientifica cnpqunipampa
Data de Publicação 14/06/2016 - 11:00 Atualizado em 16/06/2016 - 11:39 3183 visualizações

Lançado edital para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica CNPq/Unipampa

O período de inscrições é de 14 de junho a 04 de julho de 2016
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), divulgou, nesta semana, o Edital nº 153/2016 que rege o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica CNPq/Unipampa. As propostas devem ser enviadas através do Sistema de Informação para Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIPPEE) no período de 14 de junho a 04 de julho de 2016.

Para participar do edital, o proponente deve ser professor do quadro permanente da Unipampa, com título de doutor e com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente. Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta, solicitando uma quota de bolsa, que será concedida por um período de 12 meses, com início do mês de agosto de 2016. O número de bolsas disponibilizadas neste edital será informado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o valor da mensalidade será em conformidade com a Tabela de Valores de Bolsas CNPq.

As propostas submetidas ao Edital nº 153/2016 devem conter o objetivo e o escopo alinhados com uma das seguintes chamadas:

1. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC);
  2. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);
  3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF).

A divulgação do resultado final está prevista para 29 de julho de 2016.

Requisitos para participar como orientador e bolsista

Para submissão da proposta, o orientar precisa ser professor e pesquisador com titulação de doutor, com expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente, divulgada nos principais veículos de comunicação da área; não estar em afastamento por motivos de saúde, para qualificação (mestrado, doutorado ou pós-doutorado) ou por motivos pessoais; não ter pendências em relatórios relativos aos Programas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, PIBIC Ações Afirmativas/CNPq, PROBIC/Fapergs, dentre outros. Além disso, cabe ao orientador escolher e indicar um (a) aluno (a) regularmente matriculado em curso de graduação da Unipampa para a bolsa.

O discente para concorrer à bolsa, além de estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unipampa, deve ter disponibilidade de 20 horas semanais para dedicar-se às atividades de pesquisa; ter Curriculum Lattes cadastrado e atualizado na base de dados do CNPq; receber apenas esta modalidade de bolsa; dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa propostas no plano de trabalho estabelecido por seu orientador; cumprir o plano de trabalho; apresentar o trabalho desenvolvido no Siepe/Unipampa em 2017; apresentar relatório de trabalho substanciado anual e, no momento da implementação da bolsa, possuir conta corrente ativa em agência do Banco do Brasil.

Para conhecer os compromissos e direitos do orientador e do bolsista, assim como, obter mais informações sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica CNPq/Unipampa, acesse o Edital nº 153/2016.