Início > Licenciatura em ciencias humanas obtem nota maxima em avaliacao do mec
Data de Publicação 28/06/2017 - 18:06 Atualizado em 29/06/2017 - 12:01 4668 visualizações

Licenciatura em Ciências Humanas obtém nota máxima em avaliação do MEC

Curso foi considerado referência para formação de professores na perspectiva interdisciplinar
Por Sofia Viero Sorgetzt

Mais uma vez, um curso de graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu nota máxima na avaliação de regulação pelo Ministério da Educação (MEC), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Trata-se da Licenciatura em Ciências Humanas, ofertada no Campus São Borja. O curso recebeu conceito final 5, considerado excelente na escala do MEC.

Além do conceito máximo, a Licenciatura em Ciências Humanas foi o primeiro curso de sua modalidade a ser avaliado pelo MEC. De acordo com a síntese do relatório, "a avaliação do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Unipampa, Campus São Borja, pode vir a ser um marco para outros cursos interdisciplinares no Brasil".

Foram avaliados três aspectos do curso: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura, além das subdivisões de cada um desses ítens. Os avaliadores do MEC compareceram no Campus São Borja entre os dias 21 e 24 de junho.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Carmen Regina Dorneles Nogueira, a obtenção do conceito máximo é resultado de uma construção coletiva que contou com a contribuição da direção do Campus, professores, técnicos, terceirizados e alunos. "Essa nota é de todos", enfatizou a professora.

Além da Licenciatura em Ciências Humanas do Campus São Borja, também obtiveram a nota máxima do MEC no primeiro semestre de 2017 os seguintes cursos de graduação: Ciências Econômicas, do Campus Santana do Livramento; Gestão Ambiental, do Campus São Gabriel e Letras - Línguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas, do Campus Bagé. Segundo o Reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, a meta da Instituição é alcançar o conceito máximo na avaliação de todos os cursos. Para Hansen, a nota recebida pelo curso de Ciências Humanas deve-se à dedicação dos discentes, técnico-administrativos em educação, professores, coordenação do curso e equipe diretiva do Campus São Borja. “Estamos avançando no caminho certo, pois, mesmo em um momento de dificuldade econômica e política do país, trabalhamos de maneira integrada com os dez diretores, pensando a Universidade como um todo. O trabalho transparente e em equipe supera quaisquer dificuldades”, afirma.

Sobre o curso

A Licenciatura em Ciências Humanas da Unipampa tem como finalidade a formação de profissionais de ensino aptos a lecionarem na Educação Básica as disciplinas de História e Geografia nos níveis fundamental e médio e Sociologia e Filosofia no nível médio. O curso tem uma proposta interdisciplinar e a responsabilidade de construir alternativas com a formação de profissionais conscientes da necessidade de transformar a realidade da região.

• Imagem com selo dourado à esquerda onde se lê "Conceito 5 MEC". À direita, sobre um fundo roxo se lê "Licenciatura em Ciências Humanas recebe conceito 5 na avaliação do MEC"
      Licenciatura em Ciências Humanas recebe conceito 5 na avaliação do MEC