Início > Licenciatura em educacao do campo recebe inscricoes ate dia 04 de novembro
Data de Publicação 18/10/2016 - 09:42 Atualizado em 06/11/2016 - 22:19 2877 visualizações

Licenciatura em Educação do Campo recebe inscrições até dia 04 de novembro

São 30 vagas ofertadas pelo Campus Dom Pedrito da Unipampa
Por Franceli Couto Jorge

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo específico para ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito. A graduação, com área de atuação em Ciências da Natureza, possui modalidade presencial em regime de alternância e duração de oito semestres letivos. São 30 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2017.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo tem como objetivo formar licenciados(as) em Educação do Campo aptos para docência em Ciências da Natureza, nos anos finais do Ensino Fundamental, e de Química, Física e Biologia no Ensino Médio, contribuindo para a gestão de processos educativos e estratégicas pedagógicas voltadas para a qualidade de vida no campo.

As inscrições podem ser feitas até dia 04 de novembro, por meio de preenchimento de formulário eletrônico específico disponível em http://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/. A confirmação de recebimento da inscrição será enviada para o e-mail informado pelo candidato, no prazo máximo de 24 horas. Caso o candidato não tenha acesso à internet e/ou encontre dificuldade para realizar a inscrição, poderá utilizar computadores do Campus Dom Pedrito da Unipampa, localizado na Rua 21 de Abril, nº 80, bairro São Gregório.

O processo seletivo será constituído por duas etapas: a primeira de provas objetiva e de redação com peso cinco e a segunda consiste na participação em uma entrevista, também com peso cinco. As duas etapas ocorrerão no dia 21 de novembro de 2016, a partir das 9h, no Campus Dom Pedrito. A classificação final irá considerar o somatório das duas etapas do processo seletivo e ordem de prioridade: a) professores em exercício na escola do campo, devidamente comprovado; b) candidatos que não possuam Ensino Superior; c) demais candidatos classificados por ordem decrescente de pontuação total.

A relação dos candidatos que tiverem sua inscrição homologada será publicada em http://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/ e em quadro de avisos do Campus Dom Pedrito, na data provável de 07 de novembro de 2016. A divulgação do resultado final está prevista para acontecer no dia 07 de dezembro de 2016.

Os concorrentes às vagas do curso de Licenciatura em Educação do Campo deverão comprovar vínculo com escolas e/ou comunidades do campo, por meio de declaração emitida pela Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Regional de Educação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativas, Emater/RS-Ascar, agricultores registrados com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ou outra entidade na qual o candidato tenha vínculo.

Auxílio Formação

Os selecionados no processo seletivo poderão ser contemplados com a concessão de Auxílio Formação, durante o regime “Tempo Universidade”, de acordo com a disponibilidade orçamentária específica anual. O auxílio é destinado aos estudantes que residam fora do perímetro urbano do município de Dom Pedrito e que tenham frequência mínima de 75% nos regimes Tempo Universidade e Tempo Comunidade. O valor do Auxílio Formação será definido no início de cada semestre.

Para mais informações, acesse os Editais nº 276/2016 e nº 285/2016.