Início > Lingua brasileira de sinais e tema curso para servidores da unipampa
Data de Publicação 20/05/2016 - 18:22 Atualizado em 20/05/2016 - 18:22 1529 visualizações

Língua Brasileira de sinais é tema curso para servidores da Unipampa

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Estão abertas as inscrições para o Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para docentes e técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A atividade é promovida pelo Núcleo de Desenvolvimento Pessoal (Nudepe) em parceria com o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina). As inscrições podem ser feitas, através do Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri), até o dia 29 de maio.

De acordo com a coordenadora do Nina, Mônica Caumo, a capacitação tem o objetivo de promover a prática de Libras no ambiente universitário da Unipampa. “A ideia é proporcionar a aprendizagem da comunicação em Libras, para manter uma comunicação básica com alunos, professores e toda a comunidade acadêmica, também conhecer os aspectos linguísticos e a história das comunidades, culturas e identidades surdas”, conta ela. A coordenadora ainda acrescenta que o curso pretende aproximar sinalizantes de Libras e falantes da Língua Portuguesa contribuindo com conhecimentos sobre os aspectos políticos, socioculturais, educacionais e linguísticos dos surdos.

A capacitação terá 40 horas aulas no total, sendo metade na modalidade presencial e as outras 20 horas na modalidade Educação a Distância, através da plataforma Moodle. O Curso de Língua Brasileira de Sinais será ministrado pelo professor da Unipampa, André Daniel Paixão, nos níveis básico e intermediário.