Início > Mestrado em administração é aprovado pela capes
Data de Publicação 15/04/2015 - 17:05 Atualizado em 15/04/2015 - 17:05 3446 visualizações

Mestrado em Administração é aprovado pela CAPES

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tem mais um curso de pós-graduação stricto sensu. O Mestrado em Administração foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na última sexta-feira, 10 de abril. O curso será ofertado no Campus Santana do Livramento e passa a ser o décimo primeiro mestrado oferecido pela Instituição.

A proposta, coordenada pela professora Carolina Fleck, foi construída por docentes dos campi Bagé, Santana do Livramento e São Gabriel. Segundo Carolina, o início da discussão sobre a implantação do Mestrado em Administração surgiu em 2012. Durante dois anos e meio, os docentes trabalharam na elaboração de uma proposta, onde foram definidos, entre outros, os objetivos do curso e as linhas de pesquisa. A submissão da proposta à avaliação da CAPES ocorreu em agosto de 2014.

A área de concentração do mestrado é Administração e apresenta duas linhas de pesquisa, que foram estruturadas a partir da expertise do corpo docente desta proposta. A primeira linha de pesquisa é “Estratégia e Sistema” e a outra “Organização e Desenvolvimento”. Conforme Carolina, estas linhas contribuirão para o pleno desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no Programa de Pós-Graduação.

Inicialmente, o mestrado acadêmico contará com 12 professores, sendo dois colaboradores. O número total de créditos a serem cursados pelos discentes é de 32, sendo 24 obrigatórios e oito optativos. O prazo para o curso ser implantado na Universidade é de até um ano.

O primeiro processo seletivo para ingresso na turma de mestrado deverá oferecer dez vagas. Este número, segundo a professora Carolina, segue a política da CAPES, que recomenda um orientando por professor. “É uma demanda para que seja incentivada a questão da produção acadêmica, para que o aluno faça uma imersão nesse processo de pesquisa”, afirma.

O objetivo principal do curso é formar profissionais aptos para o ensino e à pesquisa em Administração. A professora Carolina, que será a primeira coordenadora do curso, fala sobre a necessidade do mestre em administração ter um olhar voltado à região. Que ele “tenha capacidade de articular, em sua pesquisa, questões da região que possam contribuir para alguns debates sobre o processo de desenvolvimento”.

Mestrados em Administração no Rio Grande do Sul

A aprovação do mestrado em Santana do Livramento vem suprir uma demanda acadêmica de pós-graduação gerada pela ampliação do Ensino Superior Público e Privado no Rio Grande do Sul. De acordo com o Painel Lattes, que apresenta as estatísticas de mestres e doutores no Brasil, a Mesorregião Sudoeste do RS é a que possui menos mestres em todo o Estado do RS.

Outro dado apontado é que dos seis mestrados em Administração existentes no RS, nenhum deles está situado na metade Sul do Estado. A criação do curso também era uma demanda do corpo técnico da Unipampa, que espera oportunidades de qualificação e crescimento profissional nesta área.