Início > Meteorito encontrado em capacava do sul ficara exposto na unipampa
Data de Publicação 15/05/2017 - 15:29 Atualizado em 15/05/2017 - 20:28 5773 visualizações

Meteorito encontrado em Capaçava do Sul ficará exposto na Unipampa

Por Emanuelle Tronco Bueno

O Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) já possui uma novidade que pretende ser aberta para visitação. O meteorito encontrado no município, na propriedade de João Alfredo Rosa Lopes, foi doado à Unipampa. A rocha metálica, composta por ferro e níquel, é cientificamente conhecida como siderito acondrito, um tipo metálico sem estruturas condulares em sua formação.

Segundo a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease), até agosto de 2015 o Brasil contava com apenas 69 meteoritos catalogados, um número pequeno, principalmente se comparado a países de área territorial semelhante e que já catalogaram até 25 vezes mais meteoritos, como a Austrália e os Estados Unidos. Segundo o professor e pesquisador da área de Astronomia e Astrofísica da Unipampa, Vinícius de Abreu Oliveira, o meteorito do tipo encontrado em Caçapava do Sul se restringe a 10% dos encontrados no mundo, se configurando como um acréscimo no banco de dados do país.

Este é o segundo meteorito da região do pampa. O primeiro foi descoberto em Lavras do Sul, no ano de 1985, pesando 1 kg. Já o de Caçapava do Sul possui uma massa aproximada de 27 kg e, conforme Oliveira, “sua exposição na Unipampa irá atrair os olhos da comunidade científica para a nossa Universidade e região, assim como o interesse do público em geral, contribuindo com o crescimento dos mesmos”.

O Campus Caçapava do Sul possui cursos na área da Geociências e das Ciências Exatas, o que abre possibilidades de estudos diretamente com um material extraterrestre original da época da formação do Sistema Solar. O corpo docente planeja utilizar uma amostra do meteorito para estudos e demonstração de conceitos em aulas práticas. Além disso, o Laboratório de Geociências Espaciais e Astrofísica (LaGEA), que está em implantação, estudará, entre outros pontos de interesse, o meteorito e suas implicações científicas.

• Meteorito de cor escura sobre um tapete cinza e comparado à uma moeda de um real. O meteorito possui 27 quilos.