Início > Mostra do cinecult debate cultura e infancia
Data de Publicação 02/05/2016 - 09:47 Atualizado em 02/05/2016 - 09:54 1764 visualizações

Mostra do Cinecult debate Cultura e Infância

Exibições tratam dos efeitos da globalização na infância
Por Franceli Couto Jorge

A partir desta segunda-feira, 2, o Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa recebe a quarta edição do Cinecult-Unipampa. A mostra é uma atividade cineclubista do Programa de Educação Tutorial Produção e Política Cultural e traz a temática Cultura e Infância: Efeitos da Globalização. O objetivo do Cinecult é exibir filmes que tratam dos problemas ocasionados pelo capitalismo globalizado. As exibições ocorrem no auditório do campus, do dia 2 a 4 de maio, às 19 horas, e nos dias 5 e 6 de maio, às 12h.

Conforme a tutora do PET Produção e Política Cultural, professora Carla Rabelo Rodrigues, foi escolhido este tema, pois, as crianças são afetadas com o fomento precoce ao consumismo, à alimentação considerada não saudável, à redução da ludicidade e do brincar, entre outros efeitos que são advindos da ascensão da cultura mercantil. Carla ressalta que os problemas gerados na infância seguem a ideologia global na manutenção de futuros adolescentes e adultos adequados ao mecanismo mundial de controle, garantindo a continuidade do processo. “O Cinecult traz essa discussão por meio de expressivos filmes que evidenciam esses problemas para que possamos refletir a respeito, para que possamos fazer a ruptura e a diferença. É na infância que tudo começa, ela é potencial”, defende a professora.

Confira o cronograma de exibições:

• Dia 02/05, às 19h

Filme: Crianças Invisíveis (Título original: All the Invisible Children);
Ano de produção: 2005;
Direção: Emir Kusturica, John Woo, Jordan Scott, Kátia Lund, Mehdi Charef, Ridley Scott, Spike Lee, Stefano Veneruso;
Duração: 124 minutos;
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos;
Gênero: Drama;
Países de Origem: França e Itália.

• Dia 03/05, às 19h

Filme: Tarja Branca – A revolução que faltava;
Ano de produção: 2014;
Direção: Cacau Rhoden;
Duração: 80 minutos;

• Dia 04/05, às 19h

Filme: Muito Além do Peso;
Ano produção: 2012;
Direção: Estela Renner;
Duração: 84 minutos;

• Dia 05/05, às 12h

Filme: Criança, a alma do negócio;
Ano produção: 2008;
Direção: Estela Renner;
Duração: 49 minutos;

• Dia 06/05, às 12h

Filme: Território do Brincar;
Ano produção: 2015;
Direção: David Reeks e Renata Meirelles;
Duração: 90 minutos;

Cinecultinho: segunda edição

No próximo sábado, 7, às 15h, o grupo PET Produção e Política Cultural do Campus Jaguarão realizará a segunda edição do Cinecultinho, que é uma atividade de cinema de animação. A exibição do filme Frankenweenie, que ocorre no auditório do campus, tem entrada gratuita e é aberta a todos os públicos: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Confira mais detalhes e a sinopse da produção:

Título: Frankenweenie;
Ano produção: 2012;
Direção: Tim Burton;
Duração: 87 minutos;
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos;
Gênero: Animação, Comédia, Família;
País de Origem: Estados Unidos.

Sinopse
O filme é baseado no curta-metragem homônimo dirigido por Burton no início de sua carreira, em 1984, e conta a história de Victor, um garoto que tinha como companheiro inseparável, o seu cãozinho, Sparky. Após perder o amigo de quatro patas, Victor, inspirado nas suas aulas de ciência, tenta trazer Sparky à vida, uma experiência que repercutirá entre todos os seus colegas de classe, professores e movimentará a pacata cidade onde vive.

Para mais informações sobre a Mostra Cinecult-Unipampa e Cinecultinho, contate o PET Produção e Política Cultural:

Blog PET - Produção e Política Cultural: https://petppc.wordpress.com/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/ppcpet