Início > Mostra fotografica explora percepcao sobre o rural contemporaneo
Data de Publicação 13/06/2017 - 14:00 Atualizado em 13/06/2017 - 14:01 2269 visualizações

Mostra fotográfica explora a percepção sobre o rural contemporâneo

Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de explorar a percepção sobre o rural contemporâneo, através de registro fotográfico, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza a 1ª Mostra Fotográfica Rural em Imagens. A exposição ocorre no Campus Dom Pedrito e foi aberta ao público na última terça-feira, 6, e permanece até a próxima semana.

Nessa edição, as fotos foram produzidas pelos discentes do curso de Tecnologia em Agronegócio da Unipampa. A Mostra Rural em Imagens é um projeto de ensino interinstitucional, com periodicidade semestral, que interliga as disciplinas dos cursos de Tecnologia em Agronegócio, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Unipampa e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Fotos em expositores e pessoas em volta, olhando-as.

Após o período de duas semanas, a exposição que atualmente está na Unipampa irá para a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel e a mostra que está em Pelotas poderá ser contemplada no Campus Dom Pedrito.

As coordenadoras, Shirley Nascimento e Nádia Caldas, respectivamente, docentes na Unipampa e UFPel, destacaram, durante a cerimônia de abertura da mostra, a importância do projeto: “Nós acreditamos que este projeto vai permitir ampliar o nosso portfólio de sustentação em termos de conteúdo sobre o rural para fortalecer, também, a formação dos nossos alunos, que sairão da universidade e irão atuar para além dos muros da instituição”, afirmou Shirley.

Pessoa em pé, falando durante a cerimônia de abertura. Fundo colorido.

Nádia explicou sobre a proposta do Rural em Imagens: “O projeto começou no segundo semestre de 2013, a fim de estimular os alunos a pensar o rural. São estudantes, na grande maioria, egressos da zona urbana. Então, a gente tem que, pelo menos, fazer essa discussão na disciplina do que é o rural, do que eles vão encontrar quando se tornarem profissionais”.

A cerimônia de abertura da Mostra Rural em Imagens reuniu, além das coordenadoras do proposta, os professores colaboradores, discentes envolvidos na execução do projeto, acadêmicos da UFPel e o diretor do Campus Dom Pedrito, Thiago Beuron.

• Pessoas em pé, formando um semicírculo durante cerimônia de abertura do evento
      Cerimônia de abertura da 1ª Mostra Rural em Imagens, realizada no Campus Dom Pedrito - Foto: Franceli Couto
    • Pessoas - homens e mulheres - reunidas em pé, umas ao lado das outras.
      Docentes e discentes envolvidos na execução da mostra - Foto: Franceli Couto
    • Pessoas em frente aos expositores, olhando as fotos
      Exposição ficará durante duas semanas no Campus Dom Pedrito - Foto: Franceli Couto