Início > Movimento ficaespanhol debate no campus jaguarao obrigatoriedade da lingua espanhola nas escolas
Data de Publicação 03/05/2018 - 14:44 Atualizado em 04/05/2018 - 11:42 631 visualizações

Movimento #FicaEspanhol debate no Campus Jaguarão a obrigatoriedade da língua espanhola nas escolas

Por Thaisy Finamor

O Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediou no dia 24 de abril em seu auditório, a roda de conversa #FicaEspanhol. O propósito foi informar a comunidade acadêmica sobre as ações em reação à Lei da reforma do Ensino Médio 13.415/2017, que propõe a obrigatoriedade apenas da língua inglesa nas escolas, tornando a língua espanhola como disciplina optativa. 

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) protocolada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul determina a inclusão da língua espanhola nos currículos das escolas estaduais.O movimento #FicaEspanhol está se ampliando pelos municípios gaúchos para garantir apoio e reivindicar a garantia do ensino obrigatório da língua espanhola nas escolas, de acordo com a professora Giane Santos.

A Roda de Conversa #FicaEspanhol contou com a presença da comunidade acadêmica, de autoridades de locais, de conselhos e comissões de instituições de ensino fundamental e médio, escolas estaduais, municipais e particulares, assim como a imprensa local, manifestando apoio às lutas do curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol do Campus Jaguarão, para o desenvolvimento educacional, social, econômico e cultural da cidade e da região, como comenta Giane. Os presentes debateram a importância da língua espanhola no contexto do município de Jaguarão, dando ênfase aos laços socioculturais, econômicos e indenitários da cidade fronteiriça.

 

    • Encontro do movimento #FicaEspanhol
      Encontro do movimento #FicaEspanhol
    • Encontro do movimento #FicaEspanhol
      Encontro do movimento #FicaEspanhol
    • Encontro do movimento #FicaEspanhol
      Encontro do movimento #FicaEspanhol
Tags: Jaguarão