Início > Noite da pecuária ocorrerá na próxima semana em uruguaiana
Data de Publicação 23/02/2015 - 12:42 Atualizado em 23/02/2015 - 12:42 4054 visualizações

Noite da Pecuária ocorrerá na próxima semana em Uruguaiana

O projeto realizará, em 2015, atividades mensais
Por Franceli Couto Jorge

Na próxima segunda-feira, 2, acontece a primeira edição de 2015 da Noite da Pecuária. O evento será realizado no Salão Nobre do Parque Agrícola e Pastoril, em Uruguaiana, às 19h. O tema desta edição é “Sucessão Familiar em Empresas Rurais”, palestra ministrada por Francisco Vila.

“Noite da Pecuária” é um projeto de extensão rural e universitária que tem como objetivo unir a universidade ao campo. Além disso, visa criar um ambiente de discussão técnica de excelência em pecuária.

De acordo com a comissão organizadora, o evento busca ser referência regional e apresentar palestras de alto nível técnico, respeitando o público: pecuaristas, profissionais do setor, estudantes das ciências agrárias e demais profissionais que “trabalham e sonham com uma pecuária mais produtiva e lucrativa, gerando emprego e renda para a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul”.

O evento ocorrerá, mensalmente, sempre na primeira segunda-feira de cada mês, às 19h. No mês de setembro, devido ao feriado, o evento acontece no dia 14. Seguem as datas:

02 de março;

06 de abril;

04 de maio;

01 de junho;

06 de julho;

03 de agosto;

14 de setembro;

05 de outubro;

02 de novembro;

07 de dezembro.

A escolha dos temas para as demais edições ainda está em andamento. Entre as sugestões estão: marketing no agronegócio, mercado agropecuário, integração lavoura-pecuária, sanidade animal, associativismo/alianças, manejo dos rebanhos, bem-estar animal, gestão de empresas rurais, suplementação alimentar, confinamento, melhoramento genético animal, manejo de pastagens, cadeias produtivas e reprodução animal.

Além da palestra do dia 2 de março, está prevista, para dia 3 de março, a realização do Workshop Sucessão Familiar no Setor Agropecuário. Trata-se de uma ação continuada da Noite da Pecuária. A atividade foi sugerida pelo palestrante Francisco Vila, que é economista, consultor internacional de Governos e Empresas e membro da Sociedade Rural Brasileira e Associação Brasileira de Novilho Precoce. Segundo Vila “anualmente, cerca de 20 mil propriedades de porte médio e grande passam de pais para filhos no Brasil. A maioria dessas transições não está sendo devidamente preparada”.

O investimento é de R$ 500 por participante. A preferência será dada para duplas da mesma família. A organização do evento é do Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa e do Sindicato e Associação Rural de Uruguaiana.

Para mais informações, entre em contato através do endereço eletrônico: noitedapecuaria@gmail.com ou acompanhe a página no Facebook.