Início > Novo portal da unipampa entra no ar no domingo 11 0
Data de Publicação 09/01/2015 - 19:50 Atualizado em 12/01/2015 - 10:57 3608 visualizações

Novo portal da Unipampa entra no ar no domingo, 11

Por Aline Reinhardt da Silveira

A partir do próximo domingo, 11, a comunidade acadêmica da Unipampa passará a contar com um novo e moderno portal de Internet da Instituição. O novo portal entra no ar no dia em que se comemoram os sete anos da lei que criou oficialmente a Universidade Federal do Pampa. O desenvolvimento do novo site ficou a cargo da equipe de Portais do Núcleo de Tecnologia de Informação e Comunicação (NTIC), em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (ACS) para as questões de layout e de fluxo de publicação de notícias. Além de facilitar o uso pela comunidade interna, o novo portal também amplia as possibilidades de divulgação à comunidade externa.

O novo portal trará um layout moderno, amparado pelo Manual de Identidade Visual da Unipampa (MIV), que preza pela usabilidade, pela acessibilidade e respeita os padrões do governo federal para usabilidade ePWG e eMAG (respectivamente, Padrões Web em Governo Eletrônico e Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). Isso significa que, em pouco cliques, o usuário deve chegar na informação de seu interesse. A acessibilidade vem atender não só um pedido da comunidade acadêmica, como também atender à maior parte das orientações legais.

A discussão e os estudos para o desenvolvimento de um novo portal, mais simples, funcional e moderno, vem sendo realizados desde 2010. Desenvolvido totalmente em software livre com o framework de gerenciamento de conteúdo Drupal, o novo portal é responsivo, ou seja, se adapta aos diferentes navegadores de Internet, sistemas operacionais e inclusive aos dispositivos móveis como celulares e tablets.

O gerenciamento dos conteúdos do portal também faz parte das mudanças, e a arquitetura do site traz partes de conteúdo estáticas (atualizadas por um usuário, uma a uma) e partes dinâmicas, ou seja, páginas alimentadas a partir dos dados e informações presentes nos sistemas da Universidade (como SIE, Guri etc.). Conforme explica o diretor do NTIC, professor Leonardo Pinho, a disponibilização de informações baseada nos dados atualizados nos sistemas da Universidade “aumenta a consistência e a atualização dos dados do principal veículo de divulgação da Unipampa”.

Visualmente mais limpo, mais fácil de usar, com menu facilitado e mais espaços para multimídia, o portal também está pronto para ter suas principais seções disponibilizadas em inglês e em espanhol, já com foco nas ações de internacionalização da Unipampa.

Nessa fase de implantação, tanto a nova versão quanto o antigo portal estarão disponíveis.  A equipe de Portais do NTIC destaca que, em breve, devem ser liberados os novos layouts dos demais portais (dos campi, setores etc.), e na sequência o layout dos sites de cursos. Neste aspecto, Pinho destaca que está prevista a disponibilidade de um conteúdo mínimo comum a todos os cursos e campi – definido após estudo da ACS a respeito dos sites de cursos da Unipampa e de outras universidades e das particularidades presentes nos dez portais de campus atuais –, “sem inibir a complementação de informações”. Futuramente, deve ser realizada a adequação do portal para o Padrão de Dados Abertos, conforme prevê a Lei de Acesso à Informação.